Olá, privacidade! Os anúncios do Facebook vão saber menos sobre si
Centenas de engenheiros estão a trabalhar na reconstrução do sistema de publicidade do Facebook. Segundo avança o The Verge, as mudanças previstas (e algumas já em vigor) relativamente à privacidade dos internautas obrigaram a maior rede social do mundo a repensar a forma como apresenta anúncios aos seus utilizadores.
«Nós, definitivamente, vemos a personalização [de anúncios] a evoluir de forma muito significativa ao longo dos próximos cinco anos», adianta Graham Mudd, VP Product Marketing for Ads do Facebook.
Em declarações à mesma publicação, o responsável explica que a privacidade será mesmo o principal pilar desta nova era da publicidade, o que significa, por exemplo, que serão usados menos dados sobre os utilizadores – especialmente sem o seu consentimento. A ideia é garantir anúncios personalizados sem saber detalhes específicos sobre as pessoas que os vão ver.
Segundo Graham Mudd, investir neste tipo de mudança antes que as empresas sejam totalmente obrigadas a isso irá beneficiar todos os clientes – ou seja, as marcas – e permitirá que o Facebook ajude a moldar o futuro do ecossistema publicitário.
«Uma fatia grande da construção desse futuro é desenvolver novas tecnologias de melhoria da privacidade que nos permita fazer o tipo de coisas que temos feito no passado, como medição e optimização de anúncios, mas de uma forma que é muito mais consciente em termos de privacidade, que não permita a nenhuma das partes, o anunciante ou a plataforma publicitária – o Facebook, neste caso – aprender nova informação sobre utilizadores individuais», acrescenta Graham Mudd.