Portugueses regressam ao cinema: receita de bilheteira sobe 727%
A receita bruta de bilheteira dos cinemas em Portugal atingiu o valor mais elevado deste ano no passado mês de Julho: quase 3,3 milhões de euros. Trata-se de uma subida de 727,9% face a igual período de 2020.
Quanto ao número de espectadores, o novo relatório do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) também aponta para o melhor resultado deste ano, com perto de 588,5 mil bilhetes vendidos. Neste caso, o aumento é de 605,5%.
Ainda assim no acumulado do ano, o cenário não é positivo. A receita bruta recuou 42,5% entre Janeiro e Julho, quando comparado com o período homólogo do ano passado, fixando-se nos 8,2 milhões de euros. Também o número de espectadores desceu 44,4% para 1,4 milhões.
“Velocidade Furiosa 9” foi o filme mais visto de Julho – arrecadando também o título de filme mais visto do ano, até ao momento. No último mês, o top das películas mais populares conta ainda com “Viúva Negra” e a produção portuguesa “Bem Bom”.
Quanto à distribuição, a Nos Lusomundo Audiovisuais, a Cinemundo e a Big Picture 2 Films continuam a concentrar a grande maioria do negócio. Segundo o ICA, estes três distribuidores são responsáveis por uma quota de mercado de 90,9% em termos de espectadores.
No campo da exibição, verifica-se uma dinâmica semelhante, já que a Nos, a Cineplace, a UCI e a Socorama representam 88,5% do mercado nacional em termos de receita de bilheteira.