Delivery e supermercados estão entre os hábitos de compra online mais recentes
O mais recente Barómetro E-Commerce da Marktest mostra que Uber Eats, Aliexpress e Continente lideram a lista de hábitos de compra online mais recentes dos portugueses: são as marcas ou plataformas mais citadas pelos consumidores relativamente às suas últimas compras através de suportes digitais.
Se convertermos estas marcas em áreas de actividades, verifica-se que refeições com entrega em casa e supermercados online passaram a fazer parte da rotina dos cidadãos. Esta mudança estará, pelo menos em parte, relacionada com a pandemia e com os períodos de confinamento.
A mesma análise mostra ainda que a média de tempo para as últimas compras via Uber Eats e Glovo “também confirma o crescente hábito no recurso a estes serviços em Portugal”. Isto porque quase dois terços (63%) dos utilizadores do Uber Eats fizeram a última compra há menos de 30 dias; o mesmo aconteceu com 46% dos utilizadores da Glovo.
Na primeira vaga do Barómetro E-commerce, a Marktest já tinha apontado que são agora mais de 4,8 milhões os portugueses que compram online – correspondente a 56,8% do universo de indivíduos com mais de 15 anos e residentes em Portugal continental. Entre estes, são já 12,1% os que fazem compras online pelo menos uma vez por semana e 42% os que o fazem pelo menos uma vez por mês.
Quanto aos dados mais recentes do estudo, verifica-se ainda que Decathlon, Wook, Amazon, Fnac e Zippy são as lojas digitais líderes no índice de satisfação junto dos consumidores. No sentido inverso, Wish, Aliexpress e eBay têm as piores avaliações