90% dos vídeos de marcas no Tiktok têm product placement

Uma análise global elaborada pela InVideo mostra que product placement é o tipo de abordagem mais comum nos vídeos de marcas partilhados no TikTok: 90% destes conteúdos apresenta o produto de determinada insígnia.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelos influenciadores, mas significativamente distantes do topo da tabela. De acordo com os mesmos dados, somente 26% dos vídeos de marcas conta com a presença de um influenciador digital.

Celebridades (24%), dança (15%), tutoriais (14%), conversas (12%), eventos da marca (11%), animais (7%), os funcionários da marca (7%), um apelo à acção (4%), sexualidade (1%) e listas (1%) são outros dos conteúdos ou ferramentas utilizadas nos vídeos de marcas, em todo o Mundo.

O facto de apenas 4% dos vídeos conter um apelo à acção, ou seja, um convite para que visitem uma página ou se inscrevam num passatempo, por exemplo, poderá ser indicativo de que as marcas estão apostar numa abordagem menos óbvia nesta rede social. Em vez de optarem por publicidade explícita, preferem uma estratégia mais próxima.

A mesma análise revela ainda que embora os vídeos com product placement sejam os mais comuns, estão entre os que apresentam uma taxa de visualizações mais baixa. Por outro lado, os vídeos com eventos de marcas são menos frequentes mas contam com mais visualizações.

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