Nova marca portuguesa Gualajira combina joalharia e saúde mental
O que é que joalharia tem em comum com saúde mental? Segundo a Gualajira, tudo. Nascida no Porto, este ano, esta marca portuguesa decidiu que estava na altura de alargar o diálogo sobre a saúde mental e de o levar para novas plataformas, incluindo a do design de joias como colares ou anéis.
“Vamos falar dos dias em que nada chega, dos momentos em que o nosso corpo luta com a nossa mente, das dores que não ousamos admitir que temos; dos dias em que as palavras não chegam. Vamos falar de saúde mental, a sua importância, o valor e a tão complicada falta dela”, indica a insígnia em comunicado.
Este é, então, o mote para a colecção “Fala”, lançada em colaboração com nomes como Lara Luís, RIMA Studio, Rita Coutinho, Vanessa Santos e Lizzy – todas mulheres da indústria criativa ou da área da saúde mental.
A ideia é que as peças sejam um reflexo de diferentes vertentes do bem-estar, lembrando as mulheres de que não estão sozinhas: “Se as estás a usar hoje é porque outro alguém pensou e sentiu exactamente aquilo que tu hoje pensas e sentes.”
Embora seja uma marca de joalharia, a Guadajira tem como objectivo ser transversal a diferentes áreas desde que promovam a mulher, o design e o bem-estar. Além disso, aposta na produção sustentável e local, sendo 100% portuguesa.