Há um novo rival do TikTok: vem aí o YouTube Shorts
O YouTube anunciou a chegada do Shorts a Portugal, uma experiência de de vídeo de curta duração – como o TikTok – cuja versão beta já se encontra em mais de 100 países.
Embora os vídeos curtos já possam ser visualizados na plataforma, os utilizadores vão poder aceder, pela primeira vez, às ferramentas de criação do Shorts. Estas incluem funcionalidades como uma câmara multi segmento para encadear vários videoclipes, a capacidade de gravar com música e também de controlar as configurações de velocidade.
Os utilizadores terão também a capacidade de usar excertos de áudio de vídeos no YouTube. A empresa quis dar controlo aos utilizadores, pelo que podem sinalizar que não querem que o seu vídeo longo seja remisturado.
Para possibilitar o maior número de músicas possível aos utilizadores, o YouTube conta com catálogos de música de mais de 250 editoras e publishers, como a Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Sony Music Publishing, Warner Music Group e Warner Chappell Music, Believe, Merlin, Because Music, Beggars ou a Kobalt.
A versão beta do Shorts será disponibilizada na próxima na quarta-feira.