Ervideira volta a crescer e reforça investimento nos vinhos
O ano de 2021 tem sido de recuperação para a Ervideira, tendo registado um crescimento de 11% na facturação face a 2020, número que, no entanto representa um decréscimo de 26% face a 2019.
Segundo a marca, o crescimento do mercado português e dos mercados externos contribuiu para esta performance. Explica, no entanto, que o período de encerramento do Turismo e Canal Horeca, e respectivas regras de limitação nestes dois sectores, acabaram por limitar o nível dos resultados obtidos na primeira metade do ano.
Nos últimos seis meses, a Ervideira investiu mais de meio milhão de euros em novas vinhas, rega, maquinaria agrícola e energias alternativas verdes, com vista a tornar a empresa mais sustentável, ecológica e de maior rentabilidade a curto/médio prazo.
Quanto à área do Enoturismo, que no caso da Ervideira está representada através das quatro Ervideira Wine Shop localizadas em Monsaraz, Évora e Lisboa, e Lounge (na Adega), os sinais de recuperação são mais tímidos, estando 49% abaixo em relação a 2019. O Enoturismo na Ervideira representava, em 2019, mais de 20% da facturação total. Sendo esta uma área de negócio com uma forte componente de turismo estrangeiro, a Ervideira espera que apenas recupere em 2022/2023.
«Temos motivos para esboçar alguns sorrisos, pois 2020 foi o ano mais difícil da nossa história recente, mas através de uma gestão muito apertada, conseguimos fechar relativamente bem o ano. Já o ano de 2021 estamos a seguir os passos anteriores e estamos a recuperar vendas. Uma equipa forte, unida e dedicada, parceiros fortes e consumidores atentos e selectivos, têm sido as chaves deste pequeno sucesso, que queremos que continue a crescer no futuro”, afirma Duarte Leal da Costa, director Executivo da Ervideira.
Em 2020 a Ervideira registado uma redução de 32% na facturação, conseguindo ainda assim apresentar um saldo positivo superior a 100 mil euros.