Carlsberg lança plataforma para protecção do ecossistema marinho
O Dia Mundial do Golfinho, no próximo dia 4 de Julho, marcará o lançamento de uma plataforma digital da Carslberg, em parceria com a ANP|WWF, que visa proteger e zelar pelo ecossistema marinho.
O projecto conta com dois objectivos principais: o primeiro passa por contribuir para uma maior consciencialização da sociedade para a importância do Estuário do Tejo e da sua biodiversidade, nomeadamente o conhecimento e a preservação dos golfinhos comuns; o segundo prende-se com a necessidade de mitigar o impacto humano no ambiente marinho.
Na plataforma Probably Better Now serão disponibilizadas várias iniciativas de voluntariado com particular foco na recolha de plástico, bem como informações sobre este movimento que as duas organizações estão a criar.
Em paralelo, a Carlsberg e a ANP|WWF irão trabalhar com várias instituições para avaliar quais as condições que, nos últimos dois anos, têm atraído maior número de visitas de grupos de golfinhos ao Estuário do Tejo. Mas também irão procurar compreender as actividades humanas que possam gerar maior impacto nestas espécies.
Com base nessas conclusões, será elaborado um estudo, a concluir no próximo ano, com recomendações assegurar um maior equilíbrio e convivência mais ecológica entre os consumidores e o ambiente marinho.
«Este é um projecto muito nobre e que nos orgulha em ter a ANP|WWF ao nosso lado para, em conjunto, fazermos este caminho que beneficia todos. Com este projecto, Carlsberg dá continuidade ao seu compromisso com a preservação do Ambiente, aqui com particular foco na problemática do plástico no ecossistema marinho. Através do lançamento da plataforma Probably Better Now, queremos consciencializar, mas sobretudo criar iniciativas com potencial para gerar efeitos positivos na sociedade», afirma Graça Borges, directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group.
Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF, afirma que «a conservação da Natureza depende da união de esforços entre pessoas, autoridades e empresas. Movimentos como o #probablybetternow são muito importantes para operar alterações profundas ao consumo, e neste caso específico, vai permitir realizar um trabalho de conservação da biodiversidade e dar destaque ao papel que o rio Tejo pode ter na conservação de espécies-bandeira como os golfinhos.»