Amazon é a marca mais valiosa do Mundo mas Tesla é a que cresce mais rápido
O valor total do top 100 do ranking Kantar BrandZ deste ano apresenta um aumento de 42% que permitiu alcançar um novo recorde: mais de sete milhões de milhões de dólares. Segundo a Kantar, o crescimento acelerado das marcas mais valiosas do Mundo reflecte uma forte recuperação do período de pandemia.
A Amazon é, uma vez mais, a marca mais valiosa do Mundo, mantendo a liderança graças a um crescimento de 64% (684 mil milhões de dólares). Com o aumento verificado ao longo do último ano, a gigante do comércio electrónico tornou-se mesmo a primeira marca avaliada em mais de 500 mil milhões de dólares.
A Apple, com cerca de 612 mil milhões de dólares, surge em segundo lugar no top, conquistando também um lugar no clube das marcas de 500 mil milhões. O pódio é completado pela Google, cuja marca está avaliada em 458 mil milhões de euros.
O top 10 conta ainda com a Microsoft, Tencent, Facebook, Alibaba, Visa, McDonald’s e Mastercard, o que significa que as empresas do sector tecnológico estão em destaque quando se fala em valor de marca.
O ranking deste ano aponta ainda para a Tesla como a marca que mais rápido cresce, além de ser a mais valiosa da indústria automóvel: 43 mil milhões de dólares e um crescimento de 275% em relação a 2020. A insígnia liderada por Elon Musk mais do que duplicou o seu valor ao longo do último ano, a par das chinesas Moutai, Meituan, TikTok e Pinduoduo.
A Kantar destaca também as 13 novas marcas presentes no top 100, incluindo a Nvidia, Zoom, AMD e Spotify – algumas delas serão consequência directa dos confinamentos e do crescimento do trabalho remoto, por exemplo.