Primeira vez no Douro? Quinta do Crasto tem programas de enoturismo para estreantes

A Quinta do Crasto tem três programas de enoturismo pensados para quem está a visitar o Douro pela primeira vez e quer conhecer melhor a história e as tradições por detrás dos socalcos da região demarcada mais antiga do Mundo. É possível ficar a saber mais sobre a produção dos vinhos, degustar refeições típicas com vista sobre o rio e participar em provas comentadas.

“As experiências estão desenhadas para que seja possível conhecer tudo aquilo que o Douro tem de melhor sem sair de um mesmo lugar”, indica a Quinta do Crasto em comunicado.

Em qualquer dos três programas, tudo começa com uma visita guiada que passa pelas diferentes fases do ciclo de vida da vinha e so vinho – desde a recepção da uva à adega, passando pelo laboratório e pela cave de barricas. As distinções começam na etapa seguinte, em que os participantes são convidados a participar numa de duas provas comentadas no exterior (que variam consoante as referências a prova).

Há ainda a possibilidade de juntar um almoço harmonizado com cinco vinhos do produtor, com direito a receitas como Cabrito Assado no Forno com Batata Assada, Feijoada à Transmontana ou Lombo de Porto Assado com Castanhas.

Todos os programas podem também ser complementados com passeios de barco, de comboio ou a bordo da tradicional carrinha Bedford.

«O nosso objectivo é que a Quinta do Crasto seja um cartão de visita que apresenta aos visitantes todas as potencialidades de uma região tão rica quanto o Douro, seja através da paisagem, da gastronomia ou, claro, dos vinhos», comenta Tomás Roquette, administrador da Quinta do Crasto.

Artigos relacionados