Portugal soma 272 novas marcas de calçado desde 2010

Dados do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI) do Centro Tecnológico do Calçado mostram que, desde 2010, foram criadas 272 novas marcas de calçado em Portugal. Destas, 203 foram registadas como comunitárias e 69 foram registadas somente em Portugal.

Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), a aposta nas marcas próprias é uma das grandes preocupações da indústria portuguesa de calçado e ainda há um longo trabalho a fazer.

“Apesar do ganho de imagem conseguido pelo calçado português, a realidade do cluster nesta matéria é ainda muito variada. Importa mobilizar as competências que têm sido utilizadas para construir a imagem colectiva em favor das empresas”, indica a APICCAPS no Plano Estratégico FOOTure 2020.

De acordo com o mesmo documento, é necessário apoiar as empresas de calçado no desenvolvimento de campanhas de imagem e planos de comunicação personalizados, na contratação de agências de comunicação e na participação em showrooms no exterior. “Devem igualmente ser auxiliadas na melhoria da sua imagem interna que é determinante na relação com os compradores que as visitam. Nalguns casos, a criação de marcas próprias será o culminar destas acções”, indica ainda a APICCAPS.

Foi neste sentido que nasceram os apoios da associação associados à valorização da oferta e que, desde o ano passado, somam já mais de 100 empresas abrangidas. Para 2021, está previsto o investimento de três milhões de euros na aposta nas marcas próprias.

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