30 anos de McDonald’s Portugal em números: 700 parceiros, 8.500 trabalhadores e 183 restaurantes

No passado dia 23 de Maio, assinalaram-se 30 anos desde a abertura do primeiro restaurante McDonald’s em Portugal, mais concretamente no CascaiShopping. As três décadas de história são celebradas através de um relatório que dá conta de todos os contributos que a marca soma desde que aterrou em terras lusas.

“30 anos de McDonald’s em Portugal” é, por isso, dedicado ao tema “Aqui para fazer bem – Reflectir sobre impactos, partilhar sobre o futuro” e dá conta de números como: mais de 700 empresas portuguesas parceiras, que representam 70% do total de fornecedores; cerca de 8.500 trabalhadores; e 183 restaurantes geridos, em 90% em regime de franchising por 42 empresários portugueses.

O relatório destaca também o investimento de aproximadamente 200 milhões de euros, registado só nos últimos 10 ano, e o trabalhado realizado ao nível da exportação. Entre os mais de 30 fornecedores portugueses de matéria-prima, há quem exporte os seus produtos para outros mercados, incluindo cebola do Alqueva e tomate de Castanheira do Ribatejo.

«Aproveitando as sinergias do conhecimento global, mas mantendo um espírito e uma equipa local, somos hoje, em 30 anos de presença em Portugal, uma referência na criação de empresas e na dinamização da economia nacional e local», comenta Inês Lima, directora-geral da McDonald’s Portugal.

Segundo a responsável, aquilo que os restaurantes McDonald’s servem é tão importante como as pessoas e as comunidades que a marca impacta. Por isso mesmo, os franquiados «têm uma forte ligação com instituições locais e são, sem dúvida, impulsionadores de relevo na criação de emprego e muitas vezes em zonas mais esquecidas do País». Em comunicado, Inês Lima sublinha ainda que, apesar de ser uma marca global, é localmente que faz (e quer continuar a fazer) bem às pessoas, parceiros e comunidades.

Actualmente, a McDonald’s está presente em 18 distritos e 73 cidades de Portugal, incluindo as regiões autónomas. A evolução dos restaurantes nota-se no lado tecnológico (com a introdução de quiosques self-service e tablets para entretenimento dos mais novos, por exemplo), mas também na aposta a nível ambiental.

O mais recente relatório frisa que a McDonald’s tem vindo a investir em materiais mais sustentáveis, como o papel de origem certificada – mudanças que deverão permitir reduzir, em Portugal, o consumo de plástico em mais de 500 toneladas por ano. Além disso, até ao final do próximo ano, a marca estima instalar novos carregadores eléctricos rápidos em cerca de 75 dos seus restaurantes McDrive. Este ano, a meta é equipar 50 restaurantes (100 pontos de carregamento).

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