Unilever apresenta garrafa de papel para… detergente da roupa

É já no próximo ano que a Unilever irá começar a vender detergente da roupa que chega em garrafas de papel. Para já, ainda é um protótipo, mas os planos de comercialização entram em marcha em 2022, no Brasil, com a marca Omo (que também poderá ser conhecida como Persil, Skip ou Breeze, consoante os mercados).

Segundo a Unilever, trata-se de uma tecnologia revolucionária que resulta na sua primeira garrafa de papel para detergente da roupa. Em comunicado, a multinacional informa que está a trabalhar também para aplicar o mesmo processo a embalagens de produtos de cuidado capilar.

A tecnologia que serve de base a esta garrafa de papel foi desenvolvida no âmbito do consórcio Pulpex, do qual também fazem parte a Diageo, Pilot Lite e outras empresas da indústria e que encontra na polpa de celulose o seu principal ingrediente.

No caso das garrafas para detergente, o seu interior é revestido com um material que repele a água e que garante que o papel se mantém intacto e com a resistência necessária para preservar produtos líquidos. Depois de usada, pode ser reciclada como qualquer outra embalagem de papel.

«Para combater o lixo plástico, temos de repensar completamente a forma como desenhamos e embalamos os produtos», sublinha Richard Slater, Chief R&D Officer da Unilever. E essa mudança só poderá ser alcançada através de uma cooperação transversal a toda a indústria, segundo o mesmo responsável.

Richard Slater refere ainda que inovar com materiais alternativos é uma peça fundamental na estratégia de sustentabilidade da Unilever e desempenhará também um papel importante no compromisso da empresa no sentido de cortar pela metade o uso de plástico virgem até 2025.

Depois do lançamento no Brasil, a Unilever tenciona levar a nova embalagem de papel para a Europa e para outras regiões onde está presente.

Artigos relacionados