Investimento em publicidade digital pode aumentar pelo menos 13% este ano

O comércio electrónico não foi o único a beneficiar da pandemia de Covid-19 quando se fala no mundo digital. Também se verificou uma aposta mais destacada na publicidade em canais online: um estudo da Magna citado pela E-goi mostra que o investimento publicitário nos meios tradicionais recuou 18%, no ano passado, ao passo que os meios digitais conseguiram manter-se estáveis com cerca de 28% do mercado total.

Para este ano, a Magna estima que o investimento no digital aumente cerca de 13%, passando a representar mais de 30% do mercado total. O Dentsu Ad Spend Report, por seu turno, indica que o digital será o principal responsável pela recuperação do investimento publicitário, tanto em 2021 como em 2022, chegando pela primeira vez a uma quota de 50% do total, a nível global.

«A tendência apontada nas pesquisas é uma realidade entre as empresas que querem ampliar a sua presença digital, principalmente num cenário de confinamento, em que os consumidores tendem a passar mais tempo online», comenta Ruben Baía, Product manager da E-goi.

Em comunicado, o responsável alerta, porém, que se nota uma dificuldade principalmente entre as pequenas e médias empresas relativamente à capacidade de «gerir a publicidade nas redes sociais e motores de busca, para criar campanhas, monitorizar os resultados e visualizar este impacto nas suas vendas».

O serviço de Ads da E-goi surge nesse sentido, uma vez que permite criar anúncios em menos de três minutos para o Google, Microsoft Bing e Facebook/Instagram. «Através da plataforma, etapas como pesquisa de imagens para compor os anúncios e escolha de keywords são feitas de forma automática, com base no conteúdo escolhido para promover, sendo optimizadas para atingir os resultados que o cliente pretende. Ainda é possível fazer remarketing, comunicar para um público personalizado ou semelhante ao da sua base de dados, escolhendo idade, sexo, idioma, localização e interesses», explica o Product manager.

Para empresas que nunca comunicaram online e que receiam que o retorno não compense o investimento, a E-goi está a promover uma campanha de anúncios, até 2 de Julho, com um pack gratuito de 100 cliques para os clientes experimentarem. «Se desejar continuar, recebe 50% de desconto no momento de renovação do plano», adianta ainda Ruben Baía.

Artigos relacionados