Vodafone deixa espectadores escolherem as notícias que querem ver
A Vodafone desenvolveu uma funcionalidade que permite aos clientes do seu serviço de televisão escolherem os conteúdos informativos que lhes interessa ver. O Smart Replay News apresenta-se como “uma forma inteligente de ver notícias em televisão” e garante “acesso rápido e directo à notícia que quer ver”.
No fundo, trata-se de um sistema de identificação e etiquetagem de notícias, com base em inteligência artificial e computer vision, que detecta e classifica em tempo real as transições entre segmentos informativos nos noticiários da RTP1, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI, TVI 24 e CMTV.
Sem qualquer intervenção humana, o Smart Replay News é capaz de perceber sempre que uma notícia começa ou termina e atribuir-lhe uma imagem que facilite a identificação também por parte do utilizador. A partir daí, os clientes da Vodafone podem seleccionar as notícias que querem ver dentro de cada espaço noticioso, sendo direccionados para os conteúdos que mais lhes interessam.
A versão Beta do Smart Replay News, desenvolvido para a Vodafone pela startup portuguesa Six Floor Solutions, está já disponível no menu de apps de todos os modelos de TV Box Vodafone. Em breve, também será possível aceder através da tecla vermelha do comando.
Os espectadores podem accionar a funcionalidade inteligente nos noticiários já a decorrer ou nos programas disponíveis nas gravações automáticas dos últimos sete dias. Sempre que o Smart Replay News está activo, aparece uma barra menu na parte inferior do ecrã com uma imagem e um título por notícia.
«Com o lançamento do Smart Replay News, a Vodafone volta a inovar o seu serviço de televisão», sublinha António Margato, director de Marketing da Vodafone Portugal. A novidade surge em linha com a funcionalidade Smart Replay, lançada em 2018, que disponibiliza marcações inteligentes com os principais acontecimentos de um jogo de futebol.
Agora, é a vez da informação: «Acreditamos que a Vodafone vai mudar também a forma como os portugueses passarão a consumir notícias em televisão, com os nossos clientes a serem, mais uma vez, os primeiros a experienciar o que as inovações potenciadas por tecnologias de última geração possibilitam.»