Há serviços de streaming a mais? Consumidores pedem ferramenta de pesquisa universal

Quantos serviços de streaming são serviços de streaming a mais? Um inquérito elaborado pela Verizon Media e pela Publicis Media, nos Estados Unidos da América, indica que 56% dos utilizadores de dispositivos conectados (como uma televisão inteligente) se sentem assoberbados.

Segundo este inquérito, a generalidade dos consumidores que usa plataformas de streaming de vídeo acede, em média, a cinco serviços diferentes. Olhando para os espectadores que consomem tanto serviços de streaming como televisão por cabo, verifica-se que usam, em média, sete plataformas. Netflix, HBO, Amazon Prime Video ou Disney+ são algumas das opções, todas elas também disponíveis no mercado português.

Nota-se ainda que 67% dos utilizadores de dispositivos conectados considera difícil decidir que conteúdos ver porque a escolha é muito alargada. Nesse sentido, 80% dos inquiridos que acede a cinco ou mais serviços de streaming gostaria que existisse uma ferramenta de pesquisa universal que permitisse explorar e procurar conteúdos nas diferentes plataformas subscritas.

Além de sentirem assoberbados, os consumidores deste tipo de serviços revelam também alguma preocupação relativamente aos custos associados. Ter várias plataformas à disposição implica também várias mensalidades, que representam um peso adicional no orçamento mensal, pelo que um em cada dois utilizadores partilha dados de acesso (login) de forma a reduzir os gastos.

Outra solução possível seria a disponibilização de versões com anúncios: 60% dos inquiridos refere que gostaria que um número maior de serviços de streaming oferecesse uma opção com anúncios e, por isso, de acesso gratuito – como acontece com o Spotify, por exemplo, no campo da música.

Artigos relacionados