Vitalis: «Procuramos desafiar o consumidor a adoptar um estilo de vida mais activo e saudável»

Vitalis+ com sumo de Maracujá & Vitamina D é a mais recente aposta da Vitalis no mercado nacional. Pensada para os consumidores que procuram opções mais saudáveis para o seu dia-a-dia, integradas num estilo de vida activo, a nova oferta do portefólio do Super Bock Group caracteriza-se por ser uma água mineral natural muito pouco mineralizada, sendo adequada para a hidratação diária.

Esta nova variedade junta-se a Vitalis+ com sumo de Frutos Vermelhos & Vitamina B1 e Vitalis+ com sumo de Limão & Magnésio. «Vitalis+ é uma marca dinâmica e a composição única de cada variedade tem sido um factor determinante para a receptividade muito positiva por parte do consumidor. Está a dinamizar o segmento das águas lisas e, em particular, a impulsionar o crescimento do segmento das águas funcionais», garante Vasco Ribeiro, manager de Outras categorias & Mercados Globais do Super Bock Group. Acompanhe a conversa sobre este reforço no portefólio.

Há quanto tempo se iniciou a aposta da empresa em produtos funcionais?

O Super Bock Group aposta na categoria das águas com sabores e funcionais desde 2006. Foi o ano em que introduzimos no mercado nacional um produto pioneiro, precisamente sob a chancela de Vitalis. Continuamos, até hoje, a investir neste segmento porque se mantém o potencial de desenvolvimento muito interessante que advém da adopção de estilos de vida mais activos, o que, consequentemente, acentua a procura por opções mais saudáveis para o dia-a-dia.

A nossa oferta actual centra-se na gama Vitalis+, que foi lançada em 2019, e é hoje composta por três variedades que combinam a água mineral Vitalis com sumos de fruta e benefícios funcionais. Vitalis+ com sumo de Maracujá & Vitamina D juntou-se, no passado mês de Abril, a Vitalis+ com sumo de Limão e fonte de Magnésio, a Vitalis+ com sumo de Frutos Vermelhos e Vitamina B1.

Por que motivos sentiram necessidade de reforçar esta aposta com esta nova alternativa?

Precisamente pela tendência que existe por parte do consumidor em escolher produtos naturais e/ou mais saudáveis para o seu dia-a-dia, integrados em estilos de vida mais activos, dinâmicos e equilibrados. Cabe-nos responder adequadamente a esta realidade. O Super Bock Group tem capacidade de investir em inovação de produto, neste caso em particular, numa marca que já é naturalmente reconhecida pelo benefício da hidratação. Vitalis+ é uma inovação que diversifica a nossa oferta e gera valor ao mercado e ao consumidor, que tem mostrado uma aceitação muito positiva de toda a gama.

De que forma a pandemia mudou o estilo de vida dos portugueses e ajuda ao desenvolvimento destes produtos?

A informação que temos disponível mostra que a pandemia afectou o consumo e as preferências dos consumidores, que fizeram escolhas mais conscientes e optaram por produtos saudáveis e ligados ao bem-estar.

Se a gama Vitalis+ já acompanhava a tendência que se verificava no mercado, ganha relevância neste contexto, em particular a nova variedade que, por ser fonte de Vitamina D, permite contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário e garantir a normal absorção e utilização do cálcio e do fósforo pelo organismo.

Quem é o consumidor-tipo destes produtos e quais os momentos de consumo?

Vitalis+ destina-se a todos os consumidores, pelo benefício da hidratação, mas em particular a todos os que têm um estilo de vida activo e procuram uma alternativa mais saudável e equilibrada, considerando os benefícios funcionais presentes em cada variedade.

Como tal, a gama Vitalis+ é bastante versátil nos momentos de consumo, sendo ideal para hidratar e refrescar ao longo do dia, seja para acompanhar refeições ou em diferentes ocasiões em casa, no trabalho ou durante a prática de desporto.

De que forma a marca tem comunicado os seus produtos nesta categoria e quais os planos em termos de marketing e comunicação para este ano?

A estratégia para Vitalis+ assenta no conceito global de Vitalis, em que procuramos desafiar o consumidor a adoptar um estilo de vida mais activo e saudável. A comunicação tem sido sobretudo online, onde temos uma pegada digital muito forte, embora a intenção, mediante o programa de desconfinamento, seja o regresso aos eventos e a outras actividades presenciais, pois são momentos que nos permitem a proximidade com o consumidor e gerar experimentação de produto.

Nesta medida, destaco também os patrocínios da marca. Vitalis é parceira do Comité Paralímpico de Portugal desde 2016 e patrocinamos clubes de futebol como o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal e as federações de Vólei, Ciclismo, entre outras.

Ao nível de patrocínios e trabalho com influenciadores qual é a estratégia seguida pela marca com este novo lançamento?

A nossa prioridade é transmitir o posicionamento, os valores e os benefícios de Vitalis de forma coerente, em todos os pontos de contacto. Nesta medida, a comunicação tem de ser clara e estar devidamente alinhada em todas as plataformas. As parcerias que estabelecemos seguem o mesmo racional, nomeadamente com os influenciadores, que têm de personificar os valores e o ADN da marca.

Qual a importância de terem a chancela da Nova Medical School?

Poder contar com a Nova Medical School certifica cientificamente a qualidade da nossa água. Devo, contudo, salientar que a parceria entre o Super Bock Group e a Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) é bastante ampla. Um dos eixos desta colaboração está, de facto, alicerçado na promoção do conhecimento e na investigação da temática “Bebidas e Saúde”. A NMS|FCM presta apoio científico na formulação de novos produtos do Super Bock Group e valida-os cientificamente, tal como sucedeu com a gama Vitalis+.

Texto de Maria João Lima

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