SEF lança campanha contra o tráfico humano

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em parceria com o Serviço de Migração e fronteiras de São Tomé e Príncipe, lançou uma campanha de sensibilização em torno do tráfico humano.

A campanha insere-se no projecto Rimm, desenvolvido entre ambas as entidades, cujo mote é “Não deixes que uma ilusão te leve à Exploração. A iniciativa, que conta com o apoio financeiro da Comunidade Europeia, tem como principal objectivo sensibilizar potenciais vítimas de tráfico humano para os perigos da imigração ilegal.

Na campanha surgem os personagens Uri, Alice, Edson, Naim, Katya e Anna, demonstrando várias formas de violência sobre as vítimas, como a exploração sexual, a exploração laboral, a servidão doméstica, a violência física e psicológica.

A campanha, desenvolvida pela Creative Minds, conta ainda com três spots televisivos. Para além da língua portuguesa, todos os materiais serão apresentados em crioulo de Cabo-Verde e da Guiné Bissau, a fim de este projecto alcançar um maior número de pessoas.

Segundo os dados do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), entre 2008 e 2019, o foram realizadas 1721 denúncias de tráfico de seres humanos em que 775 foram confirmadas como vítimas. Mas mais de 5% das sinalizações encontram-se pendentes, sob investigação. De todas as ocorrências registadas do sexo feminino, mais de 25% pertencem a menores de idade.

Assista a um dos vídeos desenvolvidos para esta iniciativa.

Artigos relacionados