Unilever FIMA: Em todos os momentos
Enquanto o mundo enfrenta uma situação tão dramática como a causada por esta pandemia que estamos a viver, a Unilever (Unilever FIMA em Portugal), movida pelos seus valores, decidiu olhar a toda a sua cadeia de valor, definindo medidas de protecção para os seus colaboradores e famílias, apoio aos seus fornecedores e às comunidades envolventes, sem esquecer todos aqueles que compram os seus produtos.
Cedo começou a definir iniciativas, quer ao colocar em prática a sua política de responsabilidade social, quer a transmitir apoio a quem estava na linha da frente. No que respeita à primeira, assegurou junto das instituições particulares de solidariedade social e da Junta de Freguesia de Campolide, que habitualmente apoia, que podiam contar com um apoio reforçado.
A Unilever FIMA também desenvolveu novos contactos junto de instituições de apoio a idosos e crianças ou jovens retirados às suas famílias.
Mas a Unilever FIMA não quis ficar por aqui. Decidiu que também deveria ajudar os profissionais de saúde e, entre contactos desenvolvidos e outros que chegaram até à companhia, de norte a sul do País, tem estado a doar desde produtos de higiene pessoal a alimentares, entre os quais gelados, tendo disponibilizado a colocação de arcas Olá em diversos hospitais.
Neste contexto, lançou uma campanha multimarca de agradecimento a todos os profissionais que estavam a trabalhar fora de casa para assegurar que nada faltasse aos portugueses. Essa campanha foi apadrinhada pelas marcas Olá, Calvé, Lipton, Knorr, Dove, Vaseline, TRESemmé, Skip, Cif e Domestos.
A pensar nos consumidores, foram desenvolvidas diversas iniciativas. Dove desenvolveu uma campanha digital de sensibilização, foi reforçada e alargada a cobertura do serviço Ice Cream Now, lançada a loja virtual “O Seu Mercado” e a plataforma My Local Eatz, da área de negócio Unilever Food Solutions, destinada ao canal Horeca.
A empresa afirma que esta é a sua visão, fazer crescer o negócio enquanto serve a sociedade e o planeta. De facto, há mais de 120 anos que a empresa faz a diferença em milhões de vidas através das suas marcas e do impacto positivo que estas causam, ao agir em tópicos tão importantes para a sociedade como a acção climática, origem sustentável, igualdade de géneros, entre outros.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Responsabilidade Social”, publicado na edição de Junho (n.º 287) da Marketeer.