Levi’s diz que a responsabilidade de um mundo melhor deve ser partilhada
“Buy better. Wear longer” é o mote da nova campanha da Levi’s, lançada em prol de um mundo mais sustentável e da adopção de novos hábitos de consumo. Na prática, a marca aborda a responsabilidade partilhada relativamente à redução do impacto ambiental da produção e da comercialização de vestuário: não cabe apenas às marcas mudar as suas estratégias.
Para sublinhar isto mesmo, a Levi’s conta com a ajuda de um conjunto de jovens influenciadores, nomeadamente Jaden Smith, Xiye Bastida, Melati Wijsen, Xiuhtezcatl, Emma Chamberlain e Marcus Rashford BEM. São eles os protagonistas da nova campanha, que combina a sua paixão pelo ambiente com o compromisso da insígnia no sentido de produzir roupa duradoura.
Neste momento, 76% dos produtos Levi Strauss & Co e 70% dos jeans e dos trucker jackets da Levi’s são finalizados com a tecnologia Water<Less, que permite minimizar os litros de água necessários para cada peça. Desde que foi lançada em meados de 2011, esta técnica já permitiu poupar 4 biliões de litros de água.
«Actualmente, o denim Levi’s® é reconhecido por durar anos e passar de geração em geração», afirma Jennifer Sey, Brand president e da Levi’s. De acordo com a responsável, a nova campanha foi pensada nesse sentido, para encorajar os clientes a fazerem melhores escolhas relativamente à compra de roupa.
«Queremos incentivá-los a usar as peças por mais tempo, a considerar e optar pela compra em segunda mão, ou mesmo a recorrer às nossas tailor shops para prolongarem a vida das suas peças», explica Jennifer Sey. «Sabemos que a mudança só vai acontecer se agirmos como um só.»
Já Jaden Smith, um dos embaixadores da campanha, não tem dúvidas sobre aquilo que leva os consumidores a encherem o armário de roupa que apenas usarão algumas vezes: «O mundo em que vivemos incentiva-nos a comprar constantemente. Coloca-nos num ciclo vicioso!»
Em comunicado, o artista norte-americano mostra-se contente pelo facto de a Levi’s assumir e difundir uma mensagem como esta e por promover a utilização de roupa usada. «Na verdade, alguns dos meus pares favoritos de jeans são de segunda mão! Agrada-me ainda mais por perceber que, como marca, está também a dar voz e a apoiar a comunidade mais jovem na sua luta por um planeta melhor», afirma Jaden Smith.