Alunos desafiados a construir um ecoponto amarelo criativo
“Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” é o mote da nova iniciativa que junta a Tetra Pak à Compal. As duas empresas uniram-se para colocar a imaginação dos mais novos à prova, numa parceria com o programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa: crianças que façam parte de escolas abrangidas por esta iniciativa serão desafiadas a criar um ecoponto amarelo criativo.
As escolas seleccionadas vão receber um prémio para investirem em materiais que contribuam para a sua sustentabilidade, sendo que a participação é gratuita. Todas as instituições interessadas em participar podem desde já proceder à inscrição.
O objectivo é sensibilizar de forma lúdica e divertida a população estudantil para a importância da reciclagem,
Segundo a Tetra Pak, o concusro destina-se a todos os graus de ensino da rede de Eco-Escolas e estende-se a todo o território nacional. Os ecopontos criados a partir desta iniciativa deverão ser construídos a partir de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e de cor predominantemente amarela, de acordo com o que é explicado em comunicado. Se for necessário, podem ser utilizados materiais complementares, mas é obrigatório que o símbolo FSC apareça em destaque.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, lembra que sensibilizar os mais jovens e contribuir para a sua literacia ambiental é uma das áreas prioritárias de acção da empresa. «Este passatempo insere-se no plano de iniciativas que visam fomentar as boas práticas de reciclagem e a reutilização de materiais, de uma forma cativante e totalmente adaptada a estas faixas etárias», comenta, sublinhando que a Tetra Pak tenciona tornar o tema divertido.
Já Maria Pereira, Marketing manager da Compal, conta como a Compal assume o compromisso de respeitar a natureza, uma vez que é a casa mãe que garante a matéria-prima para os sumos e néctares. «Este desafio conjunto que lançamos às Eco-Escolas permite não só informar e incentivar os alunos a reciclarem, como transmitir maneiras criativas de reutilizarem materiais, ao transformarem as nossas embalagens em ecopontos amarelos», afirma.