Centros comerciais Mar Shopping apontam a transportes eléctricos até 2025
A Ingka Centres, empresa irmã da marca de decoração e mobiliário IKEA, quer que os seus centros comerciais em Portugal aumentem a eficiência energética em 35% até 2030. Antes disso, já em 2025, pretende que todos os seus meios de transporte sejam eléctricos ou de zero emissões – incluindo transporte de passageiros, mas também de entregas e outros serviços.
O reforço das metas ambientais acontece em antecipação do Dia da Terra, que se celebra já amanhã, dia 22, e abrange tanto o Mar Shopping Algarve como o Mar Shopping Matosinhos. Em comunicado, a Ingka Centres avança que os dois espaços já alcançaram um dos objectivos de sustentabilidade delineados: consumo de 100% de energia renovável.
A empresa planeia também que todos os sistemas de aquecimento e refrigeração funcionem com recursos 100% renováveis até 2030, sendo que a ambição para a próxima década passa ainda por reduzir para metade as emissões de colabodores e clientes que se deslocal para os centros. Junta-se, adicionalmente, a preocupação com a gestão dos resíduos, sendo que 28% do total a nível global já é reciclado actualmente.
Em comunicado, a Ingka Centres explica que o Dia da Terra é «um acontecimento que junta várias vozes em prol da ecologia e da sustentabilidade ambiental» e que a empresa não poderia ficar de fora. É, por isso, a data escolhida para sublinhar e actualizar os esforços do ponto de vista ecológico.