#váaocinema. O pedido das salas que reabrem hoje depois de mais de três meses encerradas

Arranca hoje mais uma fase de desconfinamento em Portugal e os cinemas estão entre os estabelecimentos – a par dos centros comerciais, por exemplo – que voltam a abrir portas e a poder receber clientes. Para dar as boas-vindas e garantir que haverá, de facto, pessoas nas salas, várias entidades do sector juntaram-se para lançar o movimento “Viva outro filme. Vá ao cinema”.

O mote escolhido para a iniciativa é “um convite a que todos aproveitem a duração do filme para entrar numa outra realidade, sempre com a garantia de que as regras de segurança estão presentes em todos os momentos”, indicam os responsáveis pelo movimento – FEVIP (Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais) e Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC).

Acompanhado pela hashtag #váaocinema nas redes sociais, o movimento encontra nas estreias programadas um dos seus grandes trunfos. Esta semana, os cinéfilos (e não só) terão oportunidade de ver filmes como “Mortal Kombat”, “Godzilla” ou “Nomadland”, num total de mais de 20 títulos, no grande ecrã.

Na próxima semana, estreiam “Uma Miúda com Potencial” e “Mais Uma Rodada”, seguindo-se “O Pai” a partir de dia 6 de Maio. Na segunda semana de Maio, chega “Minari”, por exemplo.

Recorde-se que os cinemas estiveram mais de três meses encerrados devido às restrições impostas pelo Governo português no âmbito do combate à pandemia de Covid-19. Agora que a generalidade do País avança no plano de desconfinamento, está na altura de tirar o pó às cadeiras e às máquinas de pipocas.

Há, contudo, algumas limitações em termos de horários: os cinemas fecham às 22h30, nos dias úteis, e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados. A partir de 3 de Maio, está previsto o alargamento do horário.

Além das redes sociais, o apelo a que a população regresse às salas de cinema está a ser promovido também em televisão, rádio e outras plataformas digitais.

Artigos relacionados