Google vai oferecer mais de 3 mil bolsas de competências digitais em Portugal

A Google estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no sentido de oferecer mais de três mil bolsas para certificados de formação online. Atribuídas no âmbito do projecto de Certificados Profissionais da Google, as bolsas têm como objectivo fomentar as competências digitais dos portugueses, apoiando cidadãos desempregados.

Segundo a Google, a APDC e o IEFP serão responsáveis por distribuir os certificados, fazendo a selecção dos participantes na formação. Todos os beneficiários destas bolsas terão acesso a um curso com cerca de 120 horas de duração, ministrado através da plataforma Coursera e que conta com quatro áreas distintas: Apoio Técnico de TI, Gestão de Projectos, Análise de Dados e Design da Experiência do Utilizador.

A tecnológica anuncia ainda que o Google.org, braço filantrópico da Google, alocará mais de 200 certificados a serem distribuídos Fundação da Juventude, com o apoio da INCO, a pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade.

“Todos os parceiros vão contribuir para a promoção da igualdade de género na selecção dos candidatos, já que o objectivo é que 50% dos certificados sejam atribuídos a mulheres”, sublinha a Google em comunicado.

Os beneficiários não têm de ter qualquer formação ou experiência prévia para aceder às bolsas. A Google alerta, porém, que somente o curso de Apoio Técnico de TI será ministrado em português. Os restantes vão estar disponíveis em inglês.

Além das bolsas disponíveis, estes cursos podem ser acedidos por qualquer pessoa a partir da plataforma Coursera. As formações foram desenvolvidas pela Google e dizem respeito a áreas que não requerem um diploma de formação superior mas que oferecem uma remuneração acima da média e que apresentam elevada procura por parte das empresas actualmente.

Artigos relacionados