Continente une tampas às garrafas em nome da reciclagem
O Continente vai fixar 50 milhões de tampas às garrafas, uma medida que pretende que toda a embalagem possa ser reciclada, evitando que as tampas se “percam” neste processo.
O Continente vai acoplar as tampas em todas as referências de água lisa de marca própria, desde as garrafas 33cl às de 1,5l, e também nos garrafões 6l. Esta novidade estará disponível já a partir do próximo mês. Segundo o Continente, que afirma ser a primeira marca portuguesa a adoptar esta medida, esta iniciativa vai permitir o reaproveitamento de 80 toneladas de plástico por ano.
«Estamos orgulhosos por mais uma vez sermos pioneiros e liderarmos o caminho neste percurso por embalagens e produtos mais amigos do ambiente. Esta iniciativa garante a reciclagem de 50 milhões de tampas de plástico por ano. Uma meta que depende também da acção do consumidor, que é responsável por colocar as garrafas na reciclagem no final da utilização, mas sabemos que a sociedade tem vindo a acompanhar – e até a exigir – alternativas mais sustentáveis. Por isso mesmo, sentimo-nos alinhados com as expectativas dos nossos clientes e que temos sido assertivos no nosso percurso de promoção de um uso responsável do plástico e assim vamos continuar», explica Ana Alves, directora Comercial de Marcas Próprias do Continente.
O Continente afirma que as tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias. Devido seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e ficam de fora dos sistemas de gestão de resíduos.
Sobre o processo de acoplação das tampas nas garrafas, recorde-se que a Coca-Cola já havia começado a testar este conceito em Fevereiro.