Facebook está a trabalhar numa versão do Instagram para crianças
É preciso ter pelo menos 13 anos para criar uma conta no Instagram, mas nem todos os utilizadores são honestos relativamente à idade levando a que haja crianças numa rede social que não foi pensada para elas. Segundo avança o BuzzFeed News, o Facebook está a trabalhar numa solução para resolver o programa: uma versão do Instagram para menores de 13 anos.
«Identificámos o trabalho com jovens como uma prioridade para o Instagram e adicionámo-lo à nossa lista de prioridades», indica Vishal Shah, vice-presidente de Produto do Instagram, numa nota interna a que o BuzzFeed News teve acesso. De acordo com o responsável, a plataforma quer acelerar o desenvolvimento de soluções de segurança e privacidade com foco nos mais novos e, por outro lado, «construir uma versão que permite que pessoas com menos de 13 anos usem o Instagram pela primeira vez».
O projecto será supervisionado por Adam Mosseri, head of Instagram, e liderado por Pavni Diwanji, vice-presidente que chegou ao Facebook em Dezembro do ano passado depois de ter trabalhado na Google em iniciativas como o YouTube Kids.
Em entrevista ao BuzzFeed News, Adam Mosseri reconhece que cada vez mais crianças querem usar aplicações como o Instagram e que verificar a idade é um desafio crescente. «Há muito para fazer aqui, mas parte da solução é criar uma versão do Instagram para pessoas mais novas ou crianças onde os pais tenham transparência ou controlo», adianta o responsável.
O Instagram anunciou também esta semana que vai tornar mais difícil o contacto entre adultos e adolescentes na rede social: sempre que um adulto tentar enviar uma mensagem a um adolescente que não o siga, receberá uma notificação a avisar que as DM não são uma opção.