Consegue navegar na internet sem Google ou Amazon?
Uma internet sem Google, Facebook, Microsoft ou Amazon pode ser difícil de imaginar, tendo em conta o papel dominante que desempenham actualmente. No entanto, é esse mesmo exercício que o The Economic Security Project propõe ao desenvolver uma extensão designada “Big Tech Detective”.
Na prática, este plugin para o browser que se usa para navegar na World Wide Web bloqueia quaisquer sites associados a endereços IP que sejam propriedade destas quatro gigantes tecnológicas. A ideia é demonstrar o poder destas empresas, deixando claro que é praticamente impossível evitá-las.
Segundo o The Verge, pode ser utilizada nos browsers Chrome e Firefox e, por defeito, apenas monitoriza a actividade online dos utilizadores e a sua interacção com a Google, Facebook, Microsoft e Amazon. Quem quiser a função de bloqueio, terá de activá-la posteriormente.
A mesma publicação lembra que o facto de os sites terem alguma ligação estas empresas não é necessariamente mau. Muitos deles poderão simplesmente usar tipos de letra disponibilizados pela Google (Google Fonts) ou ter os seus servidores alojados via Amazon Web Services ou Microsoft Azure, por exemplo.
E que páginas ou plataformas são bloqueadas? Além dos motores de busca Bing, Yahoo ou DuckDuckGo, são contemplados serviços como YouTube, Netflix, Hulu e Vimeo. Fora do entretenimento, o marketplace Etsy também é afectado pela extensão “Big Tech Detective”.