Batalha das audiências chega às redes sociais. Qual é o programa de TV mais activo?

Os programas da manhã e da tarde são duas das grandes apostas dos canais de televisão generalistas, motivando uma verdadeira batalha de audiências. Mas essa batalha também pode saltar da pequena caixa mágica para as redes sociais e, nesse caso, quem é o vencedor?

A E.life Portugal partiu dos dados dos módulos Analytics Pro e Social Listening do Buzzmonitor para identificar quais os programas com uma presença mais activa no Facebook e no Instagram. “Casa Feliz” (SIC), “Dois às 10” (TVI) e “Praça da Alegria” (RTP) são os programas da manhã abrangidos, ao passo que “Júlia” (SIC), “Goucha” (TVI) e “A Nossa Tarde” (RTP) constituem os programas da tarde em análise.

Segundo a E.Life, “os programas líderes de audiência nem sempre vencem a batalha nas redes sociais”. No campo das manhãs, por exemplo, “Praça da Alegria” leva a coroa: o programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo somou um total de seis pontos graças à intensidade da actividade registada no Facebook. “Casa Feliz” e “Dois às 10” empatam no segundo lugar.

Já no que aos programas da tarde diz respeito, “Júlia” é a grande vencedora, com 11 pontos. “Goucha” fica em segundo lugar com cinco pontos e “A Nossa Tarde” em terceiro com quatro pontos.

A E.Life analisou a performance das páginas de Facebook e Instagram dos seis programas, entre os dias 25 de Janeiro e 7 de Fevereiro. Os resultados finais foram obtidos com base na comparação entre métricas das fanpages e buzz gerado nas duas redes sociais.

“Para encontrar o vencedor de cada round, é atribuído um ponto a quem tem o melhor resultado numa determinada métrica, em comparação com os concorrentes. No final da batalha, ganha quem tiver obtido mais pontos”, explica a agência.

Artigos relacionados