Que marcas fazem parte do lixo das nossas praias?
“O Saco do XicoGaivota” é um projecto de sensibilização que lembra às marcas o papel relevante que podem ter na construção de um mundo mais sustentável. Promovido pela agência Green Media em parceria com o artista plástico XicoGaivota, parte da recolha de lixo das praias para deixar um alerta às marcas mais presentes nos produtos encontrados.
Trata-se, de acordo com a agência, de uma iniciativa de sensibilização de grupo, que tem como objectivo reunir o maior número possível de empresas detentoras destes produtos. Neste caso, em vez de propor um programa marca a marca, a Green Media pega nos pontos em comum e nas sinergias das várias marcas para organizar uma estratégia coesa e com um investimento mais reduzido – uma vez que é comparticipado entre todos.
Isabel Augusto, directora-geral da Green Media e fundadora do Programa de Sustentabilidade da agência, explica que “O Saco do XicoGaivota” pretende ser um exemplo de como actuar junto dos consumidores: a ideia é sensibilizar o consumidor do produto de cada marca para o não abandono da respectiva embalagem.
«O objectivo é comum e a mensagem a transmitir um apelo para a alteração de comportamento individual. Creio que é importante salientar que é também um gesto que revela a responsabilização das respectivas marcas neste esforço de sensibilização e como tal um sinal de que o consumo consciente das empresas, no futuro de uma economia circular, será um novo rumo, que reforça o seu papel e contributo de responsabilização social», acrescenta Isabel Augusto em comunicado.
Campanhas, acções de marketing digital e redes sociais, produção de conteúdos partilhada e iniciativas com influenciadores são alguns dos pilares deste projecto. Estão previstas também acções no terreno (quando possível), experience tours e prémios para envolver directamente os consumidores, os seus locais de compra e intermediários.
Ao todo, são mais de 100 as empresas visadas na produção e comercialização de artigos que acabam transformados em lixo nas praias – desde latas de refrigerantes a cotonetes, passando por chinelos de borracha, isqueiros, palhinhas, tinteiros, maços de tabaco, cremes, balões, pneus, brinquedos e até cápsulas de café.