Mais um hábito alterado pela pandemia: aumentam as reservas directas de hotéis

O relatório anual “Top Booking Channels”, da SiteMinder, mostra que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus veio alterar o comportamento dos viajantes relativamente à reserva de hotéis: as reservas directas aumentaram e a consolidação dos grandes canais observada em anos anteriores começa a recuar.

Olhando para os dados de 2020, registam-se, pela primeira vez, 32 novos canais de distribuição a nível mundial, considerando os meios que trazem maior receita de reservas para os hotéis. Além disso, há 20 que sobem pelo menos duas posições face a 2019.

Os sites de hotéis fazem parte do top 5 em todos os destinos analisados, incluindo Portugal. Por cá, as reservas directas ocupam o segundo lugar da lista dos maiores produtores de receitas de reservas no sector hoteleiro.

Segundo a SiteMinder, a posição dos sites de hotéis no ranking “subiu consideravelmente em mais de um terço desde Abril, quando as reservas de hotéis caíram para menos de 10%” face a 2019.

Além disso, verifica-se um fortalecimento dos canais de distribuição locais e regionais, como é o caso da Abreu Online, EC Travel e Portimar. Neste caso, o melhor desempenho é justificado pelas restrições nas viagens internacionais: «Os consumidores mudaram», lembra André Gois, gerente nacional da SiteMinder. «Portanto, é fundamental que a indústria hoteleira avalie como e onde vende os seus quartos e garanta que adopta os canais de distribuição – globais e locais, directos e indirectos – com eficácia comprovada em assegurar reservas e receita», acrescenta.

Conheça a lista completa dos principais canais de reservas de hotéis, em Portugal, no último ano (com base na receita bruta total para todos os utilizadores da plataforma SiteMinder):

    1. Booking.com
    2. Hotel websites (direct bookings)
  1. Expedia Group
  2. Hotelbeds
  3. Jet2holidays
  4. OTS Globe
  5. Abreu Online
  6. EC Travel
  7. Traveltino
  8. World 2 Meet
  9. Portimar
  10. Agoda

 

Lista referente à reabertura do sector (Abril-Dezembro 2020)

  1. Booking.com
  2. Hotel websites (direct bookings)
  3. Expedia Group
  4. Hotelbeds
  5. Jet2holidays
  6. Abreu Online
  7. EC Travel
  8. Traveltino
  9. OTS Globe
  10. World 2 Meet
  11. Portimar
  12. Tour10
Artigos relacionados