Usar banco de imagens para um filme da Super Bowl? Talvez não seja boa ideia…
Qual é a probabilidade de, por entre milhares de vídeos disponíveis nos bancos de imagens, duas marcas recorrerem aos mesmos segundos para dar vida aos seus anúncios da Super Bowl? Foi precisamente isto que aconteceu no último domingo quando a Indeed e a Guaranteed Rate apresentaram as suas propostas para o intervalo da final da liga norte-americana de futebol (NFL).
«Então, o inevitável aconteceu», comenta Frederico Roberto, executive creative director na Interweave London. Numa publicação partilhada no LinkedIn, o criativo dá conta desta repetição de imagens nos anúncios das duas marcas, sublinhando que, provavelmente, é algo que apenas chama a atenção de profissionais da área – o que significa que dificilmente terá repercussões nos resultados ou na percepção que o público tem da Indeed e da Guaranteed Rate.
Mas, tal como nota Frederico Roberto, esta é mesmo uma questão que não passa despercebida no meio. Prova disso é o anúncio que a Popeyes Chicken lançou entretanto: em reacção aos filmes exibidos na Super Bowl, a cadeia de restauração vai buscar as mesmas imagens e brinca com a situação. Será que assim também tem um anúncio da Super Bowl?
Recorde-se que os bancos de imagens têm sido amplamente usados desde que a pandemia teve início como forma de contornar os obstáculos e as restrições impostas. No entanto, tendo em conta que um anúncio de 30 segundos pode custar entre 5,5 e 5,6 milhões de dólares (dados da AdAge), talvez compensasse às marcas investirem também em imagens exclusivas para os seus filmes.
Indeed
Guaranteed Rate
Popeyes Chicken
Does this mean we have an ad in the big game too, y’all? pic.twitter.com/p0sIDxy63C
— Popeyes Chicken (@PopeyesChicken) February 5, 2021