Continente é a retalhista com mais folhetos promocionais
As marcas de grande distribuição presentes em Portugal publicaram um total de 975 folhetos promocionais em 2020. Os dados do serviço Foliotrack da Marktest aponta para uma diminuição de 3% em relação ao ano anterior: foram lançados menos 25 folhetos.
Quer isto dizer que, em ano de pandemia, as retalhistas decidiram reduzir a comunicação com os consumidores através deste formato. O Continente é a marca com mais folhetos lançados, respondendo por 19% do total. Ainda assim, a insígnia da Sonae também viu o número de folhetos recuar face a 2019 (menos 34).
A Auchan também cortou em 23 o total de folhetos publicados, bem como o Pingo Doce (menos 19) e o El Corte Inglés (menos sete). Por outro lado, o Minipreço foi a marca com a maior subida (mais 28), à frente do E.Leclerc (mais 20) e do Lidl (mais nove).
Novembro foi o mês que registou maior número de folhetos, tanto em 2019 como em 2020, adianta ainda a Marktest. No sentido inverso, a maior quebra deu-se em Abril, verificando-se uma recuperação a partir daí.
Depois do Continente (19%), o Pingo Doce e o Lidl foram as insígnias de grande distribuição com mais folhetos promocionais em 2020 (15%), surgindo logo depois o E.Leclerc (14%).
Menos folhetos mas mais inserções
Embora o total de folhetos publicados tenha caído 3%, houve um aumento de 9.9% nas inserções presentes nesses mesmos folhetos. Em 2020, foram 333.565 as inserções registadas, de acordo com o serviço Foliotrack.
Setembro, Outubro e Novembro foram os meses mais dinâmicos neste indicador, com um share de 10%. Em 2019, este share tinha sido obtido apenas no mês de Outubro.
As insígnias que apresentam maior crescimento foram E.Leclerc (+24%), Pingo Doce (+19%), Aldi (+18%) e Auchan (+14%). Os mesmos dados apontam para uma diminuição no Minipreço Family (-12%) e Intermarché Super (-4%).
O Continente é a marca de grande distribuição com maior número de inserções em 2020 (24% de share), seguida pelo E.Leclerc (21%) e Pingo Doce (20%).