Caixa Geral de Depósitos é a marca bancária mais valiosa de Portugal
O título de marca bancária mais valiosa em Portugal é detido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). A informação é divulgada na edição de Fevereiro da revista The Banker, do Grupo Financial Times, que se juntou à Brand Finance para elaborar o Top 500 Banking Brands.
Em relação à edição anterior do ranking mundial, a Caixa Geral de Depósitos subiu 14 posições e ocupa agora o 223.º lugar. O salto é justificado com a avaliação de cerca de 600 milhões de euros.
Segundo a CGD, o ranking tem por base métodos da Brand Finance que incluem a análise do valor que uma empresa estaria disposta a pagar para licenciar a sua marca caso não fosse a proprietárias. Além disso, é estimada a receita futura atribuível e calculado a taxa de royalties que seria cobrada pela sua utilização.
“A força da marca é também uma componente relevante”, indica a CGD. Neste caso, são avaliados atributos como ligação emocional, desempenho financeiro e sustentabilidade, de forma a compreender melhor a percepção da insígnia por parte dos clientes.