RTP junta-se a iniciativa europeia para a divulgação de notícias fidedignas

A RTP é uma das 10 emissoras públicas que integram a nova iniciativa digital da União Europeia de Radiodifusão (UER), desenvolvida com o propósito de fomentar a divulgação de notícias fidedignas de diferentes pontos do Velho Continente. Segundo a RTP, trata-se de um projecto inédito.

A ideia é que os serviços públicos de informação consigam “ultrapassar as barreiras linguísticas e oferecer ao seu público/aos seus utilizadores conteúdos noticiosos fiáveis, produzidos por homólogos de toda a Europa”.

Os conteúdos são disponibilizados num hub digital e traduzidos automaticamente para vários idiomas, sendo que abrangem temas como a pandemia de COVID-19, as alterações climáticas ou as migrações. A RTP considera que esta iniciativa irá proporcionar uma perspectiva pan-europeia sobre questões de interesse fundamental para os cidadãos.

Os editores com acesso a este hub seleccionam as informações mais relevantes para os seus públicos, que são depois “publicadas mediante uma caixa de recomendações apresentada nos seus sites respectivos”. Esta caixa deverá ser lançada em Julho de 2021, na sequência de um teste piloto no qual participaram 14 emissoras durante oito meses.

«As notícias e as informações baseadas em factos fidedignos são ainda mais importantes numa época em que a desinformação e o populismo ameaçam as democracias. É estimulante saber que vamos trabalhar com uma tecnologia de ponta para dar aos nossos públicos o acesso a esta experiência muito rica em conteúdos de alta qualidade, ultrapassando barreiras geográficas e linguísticas. Esta iniciativa irá revolucionar a partilha de notícias na Europa», afirma Noel Curran, director-geral da UER.

Além de Portugal, através da RTP, também participam nesta iniciativa a Bélgica (RTBF), Finlândia (YLE), França (France Télévisions), Alemanha (BR-ARD), Irlanda (RTÉ), Itália (RAI), Espanha (RTVE) e Suíça (SWI swissinfo.ch). Junta-se ainda a emissora franco-alemã e europeia, ARTE, sendo que a ideia será adicionar mais emissoras ao longo do tempo.

Artigos relacionados