Quiosques Tomi voltam a contar pessoas na rua e passam a detectar máscaras

A funcionalidade dos quiosques Tomi que permite a contagem de pessoas foi reactivada. A tecnológica informa em comunicado que os seus equipamentos espalhados pelas ruas das cidades vão voltar a contabilizar o número de pedestres e, além disso, identificar quem usa ou não máscara de protecção individual.

A partir de agora, os quiosques digitais também são capazes de detectar máscaras, sendo que fica garantido o anonimato de todos os transeuntes, respeitando a legislação do direito à privacidade. “Através de algoritmos de inteligência artificial, e utilizando tecnologia de visão computacional, é possível detectar pedestres e classificar cada um dos reconhecimentos com o uso, ou não, de máscara”, explica a Tomi World em comunicado.

Sempre que são detectadas pessoas sem máscara na rua ou até mesmo em estações de metro, são emitidos alertas a aconselhar para que utilizem este equipamento de protecção: “Utilize a máscara de protecção individual, proteja-se a si e aos outros! Cumpra as regras de uso de máscara!”

«A utilização da máscara de protecção individual é uma das formas de ajudarmos todas as pessoas que nos rodeiam a protegerem-se da Covid-19 e contribuir para que a situação mundial volte ao normal o mais depressa possível. Esta funcionalidade permite alertar e sensibilizar, oportunamente, quem não estiver a usar a máscara», comenta José Agostinho, CEO da Tomi World.

Também foram pensados alertas para quando se verificar um número elevado de pessoas nas rua (duas ou mais). Neste caso, os quiosques Tomi lembram a importância do distanciamento social.

Artigos relacionados