Marcelo não quer tempo de antena? Campanha mostra que há causas que precisam

Marcelo Rebelo de Sousa abdicou do tempo de antena a que tinha direito para promover a sua candidatura às próximas eleições presidenciais – marcadas já para domingo, dia 24. Os criativos André Sousa Moreira, João Mescas e Ana Paiva consideram, porém, que esse tempo poderá ter outro destino: se o actual Presidente da República não precisa de tempo de antena, haverá quem precise.

Nasce assim o projecto “Dá Tempo de Antena”, através do qual qualquer pessoa pode divulgar causas, associações ou movimentos que mereçam atenção pelo trabalho desenvolvido. A ideia é garantir a exposição de quem realmente precisa desse espaço.

Mas como? Basta passar pela página de Instagram do projecto para conhecer todos os passos. Em traços gerais, os utilizadores desta rede social são convidados a tirar uma fotografia ao ecrã da televisão durante o tempo de antena destinado a Marcelo Rebelo de Sousa ou, em alternativa, aproveitar uma das imagens disponibilizadas pela própria página. De seguida, devem procurar o GIF “datempodeantena”, identificar o perfil da causa a apoiar e publicar via Instagram Story, criando uma espécie de corrente solidária virtual.

«Neste momento em que o nosso dever é ficar em casa e cumprir todas as regras do confinamento, as redes, onde passamos grande parte do nosso tempo, podem ser uma ferramenta muito útil para dar visibilidade e quem mais precisa», sublinha João Mescas, Creative Art director na agência FunnyHow? e um dos responsáveis pela ideia.

À Marketeer, o criativo conta que «o feedback tem sido muito positivo» e que têm «visto um aumento diário de participações». É difícil, porém, quantificar e indicar o número certo de partilhas devido a questões de privacidade do Instagram e à a efemeridade das Stories (disponíveis apenas 24 horas).

«No que respeita às causas, e não conseguindo enumerar todas, vão desde saúde, causas sociais e até questões ambientais», conta João Mescas. Há utilizadores do Instagram a dar tempo de antena à União Zoófila, ao Hospital de Santa Maria, à SOS Racismo, à Quercus, à Cruz Vermelha Portuguesa, à Make-A-Wish Portugal ou à APAV, por exemplo.

E até quando poderá durar este projecto? «Se inicialmente a ideia se esgotaria com o fim da campanha eleitoral e dos tempos de antena oficiais, a verdade é que são muitas as causas que precisam deste tempo de antena e, enquanto houver uma pessoa a querer doar a sua visibilidade para uma destas causas, a campanha está no ar.»

“Dá Tempo de Antena” é um projecto apartidário e, de acordo com os seus criadores, afasta-se de qualquer campanha política ou candidato presidencial. Apresenta-se como uma acção democrática e altruísta, sem fins lucrativos, e que necessita do envolvimento do público

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados