90% dos portugueses satisfeitos com as compras online

A pandemia de COVID-19 e o confinamento levaram os portugueses a olhar com mais atenção para o comércio electrónico, sendo que muitos deles efectuaram a sua primeira compra online precisamente no ano passado. De acordo com a Equação Lógica, os resultados desta aventura digital são positivos: 90% dos consumidores inquiridos que compraram online em 2020 afirmam terem ficado satisfeitos com o processo; 54% apontam mesmo para satisfação total.

Nota-se, porém, uma discrepância na opção por este canal, já que apenas 26% dos consumidores entre os 45 e so 70 anos fez alguma compra online no ano em que o novo coronavírus chegou a Portugal. Ainda assim, entre os que experimentaram o comércio electrónico, a experiência parece ter sido bastante positiva.

“Foi junto dos consumidores da Grande Lisboa que a incidência de compras online foi superior”, adianta ainda a Equação Lógica relativamente ao perfil demográfico de quem opta por compras digitais.

O mesmo estudo revela ainda quais as marcas das quais os consumidores se sentiram mais próximos neste período de incerteza. O Pingo Doce surge em primeiro lugar, logo seguido pelo Continente, pela Nestlé e por Delta. Num terceiro nível de proximidade, destaque para a Vodafone, EDP e Nos.

No entanto, “13% declara que não houve nenhuma marca com a qual se sentissem próximos durante este período”, aponta a empresa de estudos de mercado.

 

Artigos relacionados