Henkel já colocou 700 milhões de embalagens sustentáveis no mercado
No âmbito da sua estratégia sustentável, a Henkel atingiu um marco histórico em 2020, tendo alcançado o lançamento de 700 milhões de embalagens recicladas com plástico 100% reciclado para os produtos da sua unidade de Laundry & Home Care.
Este número refere-se apenas ao mercado europeu e há a destacar o facto de 400 milhões de embalagens são referentes ao último ano.
Ao aumentar o número de embalagens produzidas a partir de material reciclado, a Henkel contribui não só para a economia circular, como também para a protecção do clima. A empresa afirma o PET reciclado tem uma pegada de CO2 quase 80% menor em comparação com o plástico virgem.
«Na Henkel, promovemos soluções de embalagens sustentáveis e fomentamos a economia circular ao longo de toda a cadeia de valor, porque estamos empenhados em cumprir a nossa responsabilidade enquanto fabricantes de bens de consumo. Estamos a aumentar a proporção de material reciclado em todo o nosso portefólio e muitas das nossas embalagens já incluem plásticos reciclados. Actualmente, não é viável chegar a 100% devido à falta de disponibilidade de materiais de alta qualidade. No entanto, aumentámos significativamente o número de produtos de consumo com embalagens produzidas a partir de plástico 100% reciclado», afirma Abdullah Khan, Head of Packaging Sustainability Laundry & Home Care da Henkel.
O uso de plásticos reciclados pós consumo faz parte dos objetivos para as embalagens da Henkel para 2025. A empresa pretende reduzir em 50% a quantidade de plástico virgem de origem fóssil nas embalagens dos seus produtos de consumo até 2025. Para atingir essa meta, irá aumentar a proporção de plásticos reciclados em mais de 30% até 2025, reduzir o volume absoluto de plástico e aumentar a utilização de plásticos de base biológica. Em 2040, a Henkel pretende ser uma empresa positiva para o clima.