Sonae MC líder na sustentabilidade das embalagens
A Sonae MC lidera, em Portugal, a lista dos retalhistas que mais utilizam embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Os dados, de acordo com o relatório anual da Fundação Ellen MacArthur, que dá conta dos progressos comuns aos cerca de 400 signatários do compromisso global New Plastics Economy, colocam a Sonae MC num lugar de destaque também a nível mundial. É a quarta empresa com maior percentagem de plástico reutilizável já incorporado nas suas embalagens (13,4%) – ultrapassando empresas como a Starbucks e a Delhaize.
O relatório mostra ainda que, de todos os signatários, o grupo português é o sétimo retalhista com maior percentagem (55%) de embalagens efectivamente reutilizadas, recicláveis ou compostáveis.
“Um dos nossos grandes compromissos é antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de que todas as embalagens de plástico da marca Continente colocadas no mercado sejam reutilizáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente”, afirma a Sonae MC em comunicado. Neste momento, o desafio consiste em promover utilização responsável de plástico, eliminando a utilização excessiva e promovendo a separação e reciclagem, garantindo uma economia.
Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em Abril de 2019.