Viúva Lamego junta-se a Manuel Aires Mateus para lançar colecção exclusiva
A mais recente colecção da Viúva Lamego resulta de uma parceria com o arquitecto Manuel Aires Mateus. A marca centenária juntou-se a um dos nomes mais sonantes da arquitectura contemporânea para desenvolver um conjunto exclusivo de azulejos que encontra inspiração nas tradições portuguesas.
«Esta colecção simboliza a relação que tenho com a Viúva Lamego desde há muitos anos. Através da experiência e conhecimento da Viúva Lamego, é possível construir este azulejo, trabalhando neste projecto a textura, o brilho, a artesania, assim como aspectos técnicos de resistência, garantia dimensional e estabilidade», explica Manuel Aires Mateus.
Em comunicado, o arquitecto refere ainda que o objectivo passa por associar o azulejo, enquanto material tradicional português, a uma memória de um desenho diferente – que podemos encontrar nas pedras de edifícios clássicos como igrejas, por exemplos.
O resultado é uma colecção que pode ser usada tanto em interiores como em exteriores e que resulta desta combinação de diferentes mundos. A Viúva Lamego considera que este projecto é um exemplo de como a azulejaria pode ser elevada ao plano da arte. Desta forma, a empresa “garante que a tradição não só se mantém como se renova”.