Clementoni: «A dimensão limita-nos muitas vezes na capacidade de desenvolvimento»
A comemorar 10 anos em Portugal, a Clementoni olha para o futuro com foco na sustentabilidade. A gama “Play For Future” da marca italiana é exemplo disso mesmo, ao incluir plástico reciclado nos brinquedos, por exemplo, sem esquecer a componente de desenvolvimento cognitivo, criatividade e autonomia.
A Clementoni quer mostrar que é possível reforçar a responsabilidade ambiental desde tenra idade, ao mesmo tempo que se ensinam outras valências cruciais para o crescimento das crianças. Tudo isto com um processo de rebranding pelo meio e com a adopção de um novo lema: tornar o conteúdo educativo cada vez mais divertido e criar bons momentos em família.
Hélder Pernas, country manager da Clementoni, conta à Marketeer como está a evoluir o trajecto da marca em Portugal e adianta que o Super Globo Digital é o produto mais popular no País. Além de explicar porquê, o responsável aponta ainda um dos maiores desafios deste mercado face ao resto do Mundo: a dimensão. Acompanhe a entrevista:
O que têm em comum todos os brinquedos da Clementoni?
Têm um know-how de mais de 50 anos, a ajudar no processo de crescimento das crianças. Os brinquedos Clementoni têm um propósito de proporcionar experiências, criatividade, imaginação, em suma de aprendizagem e crescimento em família.
Qual é o brinquedo mais popular da Clementoni em Portugal?
O brinquedo mais popular que, ano após ano, continua no top de vendas é o Super Globo Digital. Este brinquedo tem cinco anos no mercado português, mas em 2020 apresenta já a terceira versão. Esta é uma marca da Clementoni. Ou seja, um procura constante na inovação e na melhoria contínua da sua oferta.
Este produto é um globo…até aqui nada de novo. Quando, em 2016, lançamos o Globo Explora Mundo, estávamos a apresentar ao mercado um globo interactivo, falado em português, com realidade aumentada e inúmeras actividades.
Em 2020, apresentamos o Super Globo Digital, um globo… que tem uma app, com mais de 600 vídeos sobre diversos países do Mundo, que tem informação actualizada, que usa uma caneta wireless…
Por outro lado, quais são as referências que chamam menos a atenção?
As referências que têm menos visibilidade são artigos de nicho, são artigos que utilizamos no canal de especialista. São artigos menos comunicados, mas que têm uma chancela forte dos valores Clementoni como é por exemplo a linha “Play Creative”. Esta é uma linha de manual, projectada para desenvolver a destreza e a imaginação na criação de invenções únicas (como robôs, castelos, barcos). O target são as crianças em idade pré-escolar.
Quais são as principais diferenças entre o mercado português e os restantes onde a marca está presente?
As duas principais diferenças são a dimensão do mercado e principalmente o peso dos diferentes canais. A dimensão limita-nos muitas vezes na capacidade de desenvolvimento de produto. Porque está relacionado com o custo de desenvolvimento de um produto versus as quantidades potenciais que esse mercado pode escoar.
Por outro e não menos limitador, é o peso de cada canal de distribuição no nosso mercado. Quando o canal dos hipers e supers pesa quase 70%, os restantes canais (distribuição moderna especialistas, retalho e online) ficam com os restantes 30%. Quando se olha para o top 5 dos mercados europeus (Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha), o peso está perto dos 50/50. Desta forma é fácil perceber a abordagem estratégica da maioria das empresas do sector.
Uma das apostas mais recentes está relacionada com a sustentabilidade. Em que consiste a gama “Play For Future”?
Na Clementoni desde sempre acreditamos na brincadeira como elemento imprescindível no processo de crescimento da criança e da formação dos adultos do futuro. Escolhemos activar-nos promovendo e lançando no mercado produtos 100% eco-sustentáveis.
Os produtos “Play For Future” representam um compromisso concreto com que a Clementoni decide contribuir para o crescimento das novas gerações, tornando-se porta-voz de uma mensagem positiva: o respeito pela natureza. A nossa mensagem consiste em três vertentes: poupança dos recursos naturais (como a água), cuidar da natureza (incentivando a plantação de arvores e criação de jardins) e reciclagem (dar uma nova vida a objectos que já não necessitamos).
Em todos os produtos das nossas linhas realizadas com material 100% reciclado será colocada uma folha em forma de coração. Esta folha será embaixadora de mensagens importantes, que dirigimos aos pais para que as possam partilhar com os seus filhos.
Quantos brinquedos já existem desta gama?
Neste momento, temos cerca de 40 artigos nesta gama em diversas categorias, como os brinquedos de bebé, puzzles infantis e jogos didácticos. Em 2021, vamos superar os 100 artigos “Play For Future”, com a introdução de uma nova linha de Educativos, de artigos de manualidade e o reforço das categorias já existentes.
Como está a ser a aceitação dos consumidores?
Os portugueses estão muito receptivos à ideia da sustentabilidade e os brinquedos não são excepção. A receptividade foi muito positiva porque a mensagem que transporta envolve-nos a todos. Pelo facto de serem brinquedos amigos do ambiente não têm um preço mais elevado e esse é um factor importante, foi fundamental que assim fosse para nós enquanto marca.
Sendo cada vez mais uma preocupação a procura por um ambiente melhor, a Clementoni não podia ser alheia a isso, e esta tem sido cada vez mais uma preocupação para a marca no desenvolvimento dos seus brinquedos porque se trata de uma responsabilidade de todos.
Além da sustentabilidade, em que outras áreas está a Clementoni a focar o seu investimento?
A Clementoni foca grande parte do seu investimento na inovação. A Clementoni tem um departamento de inovação com mais de 80 investigadores, designers, educadores e especialistas ligados ao mundo das crianças, além de inúmeras parcerias com uniiversidades nacionais e internacionais.
A Clementoni tanto transforma brinquedos tradicionais, como por exemplo o Globo – que com a aplicação de novas tecnologias aparece aos olhos das novas gerações como um produto muito mais apetecível carregado de informação e diversão, que é transversal e desperta o interesse de crianças e pais -, como cria brinquedos completamente novos como foi o caso dos robôs educativos que nos últimos anos têm sido uma aposta muito importante para a marca.
Em Portugal, a Clementoni tem apoiado de forma activa a Robótica Educativa desde o pré-escolar, apoiando vários projectos de investigação. Tem inclusivamente em curso um projecto que conta com nove universidades nacionais. Paralelamente, a marca tem uma estação de robótica no espaço Doing no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde em forma de brincadeira aproxima a robótica educativa de todos.
Recentemente, a Clementoni mudou a sua marca. O que motivou este rebranding?
A nosso rebranding foi motivado pelo novo posicionamento do produto e da sua mensagem. A nossas propostas de brinquedos propõem aprender através da imaginação, da descoberta, e criar com emoção novos mundos inclusivos para as crianças e adultos.
O propósito dos brinquedos Clementoni é criar impacto no crescimento, na imaginação e na criatividade das famílias. Todos os brinquedos são pensados com o objectivo de criar mundos através de experiências onde é possível criar, experimentar, imaginar e principalmente aprender.
O nosso claim propõe “Todos os Mundos que Possas Imaginar” – o dragão, o unicórnio, o astronauta, o palhaço… O limite da brincadeira é a imaginação….
A Clementoni criou um símbolo que não fica apenas pela imagem desenhada, mostrando várias opções de ‘brincadeiras’ que se podem criar e inventar em torno do novo logótipo, sendo capaz de personificar o símbolo de variadas formas, como um rei zangado, um dragão assustador ou um astronauta sorridente.
O nosso rebranding passa por toda uma alteração gráfica (logo, mas também profunda remodelação das caixas) que é uma das partes mais visível desta alteração.
Texto de Filipa Almeida