Grupo Ageas: «Queremos ser um player relevante nos serviços»

O Grupo Ageas Portugal posiciona-se como um grupo segurador mas, nos últimos anos, criou várias marcas que o colocam, também, como um prestador de serviços.

Esta aposta, que no Grupo Ageas Portugal é apelidada de “beyond insurance”, faz parte de uma estratégia de diversificação e de complementaridade com a actividade de seguros a longo prazo, focada em prevenção, protecção e assistência, através da criação de propostas com valor acrescentado para os clientes.

«Nesta estratégia de beyond insurance a nossa ambição é ser um player relevante na área dos serviços, fortalecendo relações que vão além da venda de um seguro ou da gestão de um sinistro. Queremos estar à altura das necessidades, antecipar tendências e criar soluções holísticas que trabalhem o factor confiança e lealdade dos nossos clientes. Para tal, necessitamos de ecossistemas e de parcerias, algo que temos vindo a construir e que continuaremos a desenvolver no futuro», afirma Katrien Buys, directora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal.

À Marketeer, Katrien Buys detalha a estratégia do grupo, fazendo um balanço das marcas e serviços criadas recentemente que, para além de gerarem valor para o cliente, permitem também aumentar a proximidade do do grupo com o mesmo.

Katrien Buys, directora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal

Procurando aumentar e melhorar a oferta aos seus clientes, o Grupo Ageas Portugal tem vindo a apostar na criação de várias marcas fora do universo dos seguros. O que originou esta estratégia?

O Grupo Ageas Portugal, enquanto entidade corporativa global, tem vindo a evoluir e neste momento temos já 10 marcas comerciais presentes no mercado português. Na área dos seguros: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo; no beyond Insurance: Go Far, Kleya, Clínica Médis, Ageas Repara e o Mundo Ageas.
Este universo diversificado de empresas e de soluções pretende colocar o Grupo Ageas Portugal cada vez mais próximo e presente na vida das pessoas, dando resposta adequada às suas necessidades, nos diferentes momentos da sua vida: na saúde, em automóvel e ao nível da mobilidade, na casa e até como facilitador para encontrar outras soluções. Ao conseguir fazê-lo, de forma consistente e com a necessária qualidade de resposta e de serviço nas diferentes operações, garantimos uma experiência relevante e significativa na vida das pessoas (nos seguros e além dos seguros). Queremos ser um verdadeiro parceiro dos clientes, criar relações de confiança de longo prazo, e ser desafiados pelos próprios clientes para ir sempre mais longe.

Alterou o posicionamento da companhia?

Pelo contrário, no Grupo Ageas Portugal sempre procurámos gerir, antecipar e ajudar a prevenir e a proteger contra riscos e imprevistos, para que os nossos clientes possam viver o presente e o futuro com a máxima segurança e necessidade. E foi isto que estas novas marcas nos têm ajudado a fazer, mas num espectro bem mais alargado que o sector segurador.

Nesta estratégia do beyond insurance, a Go Far foi a primeira aposta do Grupo Ageas Portugal, resultante de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias (ANF). Em que consiste este serviço?

É uma rede integrada de serviços de saúde inédita em Portugal, que vão desde a administração de injectáveis à medição de parâmetros bioquímicos, como o colesterol, triglicéridos, entre outras e ao apoio e promoção dos planos de saúde Médis. A Go Far surgiu da vontade conjunta de uma forte presença a nível nacional na área da Saúde, de fazer algo diferente e de valor acrescentado, assente na proximidade das farmácias e na relação de confiança que têm com os consumidores), num sector que já estava a mudar há dois anos e que necessitava de novas respostas para satisfazer necessidades ainda não satisfeitas.

Também no campo da Saúde, destaque para a Clínica Médis. Que serviços presta aos clientes?

A Clínica Médis pretende ser reconhecida pela sua experiência de cliente inovadora, sempre aliada a cuidados de saúde de elevada qualidade. A entrada da Médis na prestação de cuidados de saúde oral reforçou a nossa aposta na criação de um verdadeiro serviço pessoal de saúde. A primeira clínica abriu em 2018, hoje contamos já com oito a nível nacional e vamos continuar a crescer através de um plano de expansão definido para os próximos anos. Destacamos hoje os elevados níveis de satisfação e de fidelização de quem nos visita a todos os portugueses (mesmo quem não tem um seguro Médis), e numa experiência Cliente diferenciadora e inovadora. E esta inovação estende-se a toda a clínica, inclusive à arquitectura e design interior que foram premiados com um “Gold Muse Award”, atribuído na competição Muse Design Award – um prémio organizado pela International Awards Associates, que procura distinguir e elevar o design de forma transversal.

Criada em Julho de 2019, a Ageas Repara lançou-se com o serviço de detecção e diagnóstico de fugas de água e humidades através de métodos não destrutivos efectuada por profissionais. Como tem evoluído?

A Ageas Repara pretende gerar uma experiência emocional junto dos seus clientes, dando respostas baseadas em evidências e com um modelo de profissionalismo pouco comum entre as empresas de diagnóstico e reparação do ecossistema da casa, não se limitando a dar resposta aos problemas reportados como também efectuando recomendações de prevenção e manutenção de modo a mitigar problemas futuros. Para este ano, o foco foi o alargamento das operações da Ageas Repara para a região Norte, mas também preparar o alargamento à região Centro, previsto para 2021.
Também aqui existe a oportunidade de apresentar a marca a clientes fora do mercado segurador, que nos procuram de forma repetida, quer individualmente quer provenientes de empresas parceiras. Além da ambição de expansão de cobertura geográfica, queremos também evoluir ao nível de serviços prestados, dando suporte a todo o Grupo Ageas Portugal nesta abordagem “além dos seguros”.

A plataforma Mundo Ageas, que consiste num mercado de serviços, foi a mais recente aposta na diversificação do negócio além do sector segurador. Quais as suas vantagens?

Trata-se de uma plataforma cujo intuito é promover o contacto entre clientes com as mais variadas necessidades, correntes do seu quotidiano, e prestadores de serviços capazes de oferecer soluções para essas necessidades. O Mundo Ageas, que até ao momento tem disponível um conjunto de mais de 800 serviços, destaca-se por ser uma comunidade que prima pela oferta de soluções rápidas e práticas aos desafios diários dos Clientes, num ambiente amigável, simples e de baixo risco, com garantia de qualidade e confiança.

Quais os serviços mais solicitados pelos clientes?

Uma vez que a plataforma foi lançada em pleno confinamento, os serviços com mais procura foram aqueles com maior propensão para serem prestados de forma remota. Durante esta fase, muitos cientes recorreram ao Mundo Ageas para desenvolver novas competências. Verificou-se uma procura acentuada por serviços de explicações, aulas de idiomas e aulas de música. Para além disso, também se pôde constatar uma tendência no que diz respeito a uma preocupação cada vez maior com o bem-estar físico e psicológico, através da requisição de serviços como personal trainer e consultas de nutrição e psicologia. A par destas áreas de actividade, nos últimos três meses verificou-se ainda um crescimento exponencial na procura por serviços relacionados com a casa, tais como arquitectura, construção e remodelação, pintura, carpintaria e certificação energética.

A finalizar a oferta do Grupo Ageas na área de beyond insurance surge a Kleya. Em que consiste?

A Kleya é uma empresa que facilita e agiliza o processo de estabelecimento de estrangeiros que pretendam residir, trabalhar ou estudar em Portugal, prestando um apoio personalizado e transversal desde a consultoria de investimento, procura de casa, serviços de assistência (assistentes pessoais) a todo o tratamento burocrático. Após a celebração da joint-venture com a Kleya em 2018, o Grupo Ageas Portugal reforça agora a sua participação nesta operação, contribuindo para a robustez da estratégia do Grupo. O objectivo passa por alavancar sinergias com as várias áreas de negócio e com as restantes empresas subsidiárias que compõem o actual ecossistema de soluções do Grupo em Portugal e que envolvem todos os seus stakeholders.

Perspectivando 2021, quais os eixos estratégicos da companhia e que objectivos estimam alcançar?

Estamos a levar a cabo o último ano do nosso actual ciclo estratégico, Connect 21, na qual a inovação, os negócios além dos seguros (beyond insurance) aqui referidos e a sustentabilidade assumem um papel muito relevante e estratégico para a nossa empresa. Vamos iniciar um novo ciclo estratégico de três anos mas consistirá mais numa evolução do que numa mudança ou ruptura. Temos uma missão clara e de longo prazo e valores bem cimentados na nossa empresa e que vieram para ficar. Trata-se agora apenas de revisitar as escolhas estratégicas e ambições, sendo certo que o Grupo Ageas Portugal quer continuar a desenvolver o seu negócio em Portugal, a fazer a diferença na vida dos seus clientes e a crescer de forma sustentável e com impacto social.

Texto de Rafael Paiva Reis

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