65% dos portugueses vai reduzir o número de convidados no Natal
Ainda não se conhecem as regras a cumprir este Natal, mas os portugueses estão já preparados para uma quadra festiva diferente: 65% dos inquiridos pelo Observador Cetelem pretende reduzir o número de convidados e 40% quer evitar estar com familiares para além do agregado familiar. Além disso, 99% irá passar o Natal em casa (85% na própria casa e 21% na morada de familiares).
Face a 2019, nota-se já uma mudança significativa. No ano passado, 51% referia que ia passar em casa de familiares. Este ano, somente 1% refere passar o Natal fora de casa.
O relatório “Observador Cetelem Natal 2020” mostra ainda que 11% planeia oferecer menos presentes e que 9% dos portugueses tenciona reduzir os custos com a ceia de Natal e com as decorações.
Quanto à Passagem de Ano, o Observador Cetelem aponta para um cenário semelhante, uma vez que 94% dos inquiridos fala em passar esta noite em casa (76% em casa própria e 17% em casa de familiares ou amigos). Este valor contrasta com os 73% do ano passado.
“Os inquiridos mais jovens, entre os 18 e os 34 anos da região Centro, são os que mais referem ter a intenção de assinalar a Passagem de Ano em casa de familiares e amigos”, lê-se na mesma análise.
Destaque ainda para os 53% que irá celebrar com menos pessoas e para os 38% que tenciona festejar apenas com pessoas do agregado. Sobre os custos deste momento de celebração, o Observador Cetelem mostra que os portugueses pretendem reduzir o montante gasto (10%).