Fundação Ageas planta 10 mil árvores no Pinhal de Leiria
Para apoiar a reflorestação do Pinhal de Leiria, a Fundação Ageas iniciou a plantação de mais de 10 mil árvores no local, uma iniciativa que pretende reforçar o compromisso e preocupação da Fundação para com a sociedade e o ambiente.
A acção não contou com a empresa de voluntários, para garantir todas as condições de segurança, mas permitiu a contratação de outo trabalhadores da região de Leiria por três dias.
«Vivemos tempos difíceis e desafiantes. Tivemos de nos adaptar e de inovar na forma como actuamos nas comunidades que nos rodeiam, mas, ainda que sem voluntários, o Pinhal do Rei não pode ser esquecido. A sua replantação vai durar anos e muitas acções serão necessárias para devolver a beleza desta Mata Nacional. Este é um dos muitos compromissos da Fundação Ageas», explica Célia Inácio, Presidente da Fundação Ageas.
Recorde-se que, em Outubro de 2017, o Pinhal de Leiria foi devastado com incêndios, tendo sido destruídos 80% dos 11 mil hectares daquele local.
Desde então, a Fundação Ageas tem vindo a alocar esforços à reflorestação do Pinhal de Leiria. Em Março de 2018, 190 voluntários plantaram 5000 árvores. Em outubro do mesmo ano, a Fundação Ageas assinalou os seus 20 anos com uma segunda plantação, sob o mote “20 anos – 20 mil árvores”, onde 206 voluntários plantaram 20 mil árvores. Já no início de 2020, foi atingido o marco de 30 mil árvores plantadas, com outra acção de voluntariado. Com esta última acção, a Fundação Ageas alcança a plantação de 31 hectares e 40 mil árvores.