Conselhos de Génio
Por Marco Pulido, director Criativo da Born e formador na Academia de Criatividade Publicitária da Flag
Antes de chegar à parte genial do texto – não em relação à qualidade da prosa, mas sim quanto ao conteúdo – é importante enquadrar o que se passou nas agências e empresas de comunicação no último ano. Exactamente o mesmo que aconteceu ao resto do Mundo: um travão a fundo, com todos em teletrabalho a partir de casa. Como acho difícil alguém fazer um “tele estágio”, acredito que isto influenciou a formação dos jovens aspirantes a profissionais da comunicação. Um criativo, um planeador estratégico ou gestor de projecto só se fazem no dia-a-dia, em contacto directo com a realidade das funções e desafios de cada briefing. Aquilo a que se chama de formação “on-the-job training”. O que é complicado em calças “training”, a peça de roupa mais usada nos últimos meses por todos nós.
Com tudo isto, torna-se assim ainda mais importante a formação dos novos talentos da nossa indústria. Na parte que me toca, a área criativa, gostava de deixar algumas dicas para quem está a começar.
A primeira é que aproveitem estes novos tempos para trabalhar ou melhorar as ideias do portefólio. Depois, é pesquisar referências e inspiração em profissionais talentosos, no mercado nacional e além-fronteiras. Podem começar pelo Eugénio Mohallem, um redactor brasileiro que já nasceu “génio” de nome.
Este profissional brilhante criou alguns dos mais famosos títulos e anúncios do maior mercado publicitário de língua portuguesa. A isto, juntou prémios nos mais reconhecidos festivais de criatividade internacionais – de Cannes ao D&AD. E, mesmo assim, ainda dedicou tempo aos que estão a dar os primeiros passos, com a criação do “Manual do Estagiário”. Um guia didáctico, bem-humorado e com muitas indicações práticas. Da preparação do portefólio aos truques para conseguir um estágio numa agência. E manter o mesmo, com sucesso.
Apesar de ter alguns detalhes que parecerão estranhos às novas gerações – como o pré-histórico CD-ROM –, o seu conteúdo e princípios continuam relevantes. Bem como os conselhos, é claro. Procurem no Google. E, já agora, vejam também a genialidade do talento deste grande redactor no seu site: eugeniomohallem.com.br
Outra dica é apostar num curso, numa das várias escolas profissionais com oferta formativa na área. Escolham uma opção com formadores que sejam profissionais reconhecidos, com experiência e que possam abrir cabeças e portas no mercado. É um investimento, mas que compensa quando há determinação e dedicação.
Citando o genial Mohallem: carreiras são como aviões, precisam de mais força na descolagem do que para se manter nas alturas.