Airbnb dá emprego aos Pais Natal que ficaram desempregados
Este ano, devido à pandemia de COVID-19, muitos artistas que costumam fazer de Pai Natal e Mãe Natal nesta altura festiva, em todo o mundo, ficaram sem emprego. A Airbnb está a acolhê-los, proporcionando experiências online que permitem aos visitantes contactarem à distância com estes artistas. E pedirem os seus desejos.
A ideia é que os artistas que todos os anos vestem o famoso fato vermelho sejam os anfitriões de experiências online disponíveis no site da Airbnb. Estas visitas são personalizadas e podem ser reservadas por familiares ou grupos de amigos. Desta forma, os amantes do Natal em todo o mundo podem visitar virtualmente o Pai Natal da Lapónia (Finlândia) e desfrutar da companhia de outras personagens festivas, incluindo a Mãe Natal em Sykesville, Maryland (EUA).
“Sou o verdadeiro Pai Natal da Lapónia. Tenho mais de 10 anos de experiência como Pai Natal, quer na Aldeia do Pai Natal quer em visitas privadas. Já fiz visitas em todo o mundo, até na China! Sou fluente em inglês, sueco e finlandês e sei um pouco de russo e espanhol”, lê-se num dos anúncios a uma destas experiências online. Neste caso, a visita (através do Zoom) pode ser reservada por grupos até 30 pessoas e tem a duração de 30 minutos.
A Airbnb cita ainda um relatório da associação americana Fraternal Order of Real-Bearded Santas, que conclui que quase um terço dos seus membros não participará em visitas presenciais este ano. «Como muitos dos artistas de todo o mundo que interpretam o Pai Natal vivem com um rendimento fixo e os seus ganhos dependem das performances durante a época festiva, esta nova realidade criou sérias dificuldades económicas para inúmeros artistas que fazem de Pai Natal», refere a Airbnb.
Assim, com esta iniciativa, a plataforma espera «ajudar a comunidade natalícia a continuar a ganhar rendimentos durante o que normalmente seria a sua época mais movimentada do ano». «A Airbnb prestará apoio adicional aos performers de Pai Natal interessados em tornar-se anfitriões de experiências online, ajudando-os a fazer uma transição sem problemas para visitas virtuais», garante.