Vista Alegre entra na corrida da… Árvore mais bela de Portugal
Com 17 metros de altura e 195 anos de história, a Bela Sombra do Bairro Operário da Fábrica da Vista Alegre, em Ílhavo, é candidata ao título de “Árvore do Ano 2021”. Trata-se de um concurso de âmbito nacional promovido pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica.
“Atendendo às suas características monumentais, que lhe permitiram a classificação pelo ICNF de ‘Arvoredo de Interesse Público’, em 2019, este exemplar foi seleccionado pelo júri para integrar o concurso, composto por apenas 10 árvores a nível nacional”, explica a Vista Alegre em comunicado.
A empresa de porcelana e cristal está, por isso, a promover a votação no concurso e a apelar aos portugueses para que escolham a Bela Sombra da Vista Alegre. Em comunicado, sublinha que esta é uma árvore importante enquanto memória viva da comunidade local e da própria Vista Alegre, “cuja herança tem imprimido dinâmicas de desenvolvimento como o turismo ou a promoção da cultura científica”.
A votação está aberta até às 23h59 do dia 23 deste mês, sendo que também concorrem árvores como o Plátano do Rossio, de Portalegre, ou a Schotia do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa.