Cansado de escolher o que ver? Netflix testa canal de televisão linear
Tal como a Amazon, que apesar de ser um dos maiores players do mercado digital se aventurou na abertura de lojas físicas, também a Netflix está a testar as águas de uma dinâmica mais tradicional. A plataforma de streaming escolheu França para testar um canal de televisão linear.
O que é que isto significa? Em oposição à lógica on-demand, um canal linear não permite que os espectadores escolham o que querem ver, quando querem ver. Designado Direct, o novo canal oferece uma selecção de conteúdos pré-programados, que deverá incluir alguns dos filmes, séries e documentários mais populares da Netflix.
Quando os subscritores escolhem o Direct no menu da plataforma, podem, então, assistir a conteúdos sem ter de fazer qualquer outra escolha, tal como acontece na televisão tradicional. Mais: não podem sequer andar para trás, segundo reporta o site Frandoid.
Em comunicado, a Netflix esclarece que o consumo de televisão tradicional ainda é muito popular em França, embora este seja um dos mercados mais importantes do serviço de streaming – somando 9 milhões de subscritores. “Muitos espectadores gostam de evitar ter de escolher o que ver.”
A Netflix terá ainda outro motivo para apostar numa solução deste tipo. Ao escolher a programação de um canal, terá oportunidade de apresentar aos espectadores conteúdos que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.
“Se estás sem inspiração ou estás a usar a Netflix pela primeira vez, podes deixar-te levar sem ter de escolher um título em particular e ser surpreendido pela diversidade do catálogo da Netflix.”
Segundo o Engadget, o canal Direct terá programação 24 horas sobre 24 horas, com actualização a cada cinco dias. Será a mesma programação para todos os utilizadores, com base nos conteúdos que são mais populares naquele momento. Os gostos ou interesses pessoais de cada um não são tidos em consideração.