Mensagens que desaparecem ao fim de 7 dias é a nova aposta do WhatsApp
Os conteúdos efémeros vieram para ficar – por mais paradoxal que esta afirmação possa parecer. Depois de o LinkedIn apresentar uma ferramenta semelhante às stories do Instagram, que desaparecem automaticamente ao fim de 24 horas, é a vez de o WhatsApp lançar um formato de mensagens que apenas duram sete dias.
Todos os dias, 100 mil milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp, segundo anunciou recentemente o Facebook, mas a partir de agora nem todas ficarão para sempre no registo de conversa. Os utilizadores podem, a partir de hoje, decidir que determinada mensagem deve ser eliminada ao fim de sete dias. Estas mensagens podem incluir fotografias e vídeos, por exemplo.
«Vamos ficar de um olho no feedback sobre como as pessoas estão a usar esta ferramenta e se estão a gostar, se precisa de ajustes no futuro», indica porta-voz do WhatsApp ao TechCrunch. «Agora, estamos a começar com sete dias, porque parece ser um bom equilíbrio entre a utilidade necessária para conversas baseadas em mensagens e o sentimento de não ter as coisas por lá para sempre», acrescenta.
O limite dos sete dias conta a partir do momento em que a mensagem é enviada, independentemente ter sido lida ou não. Assim, quem envia o conteúdo tem mais controlo sobre aquilo que acaba de partilhar com outra pessoa.
Em conversas de um para um, os utilizadores podem seleccionar esta nova opção directamente. Porém, em grupos, cabe ao administrador disponibilizar a funcionalidade.