L’Oréal lança frasco feito a partir de emissões de carbono
Em parceria com a empresa de reciclagem de carbono Lanzatech e a energética Total, a L’Oréal lançou a primeira embalagem de plástico do Mundo feita a partir de emissões de carbono capturadas e recicladas. A nova embalagem deverá ser introduzida no mercado nos próximos três anos.
O processo de conversão engloba as seguintes etapas: a Lanzatech captura as emissões industriais de carbono e converte-as em etanol, utilizando um processo biológico; a Total, graças a um processo de desidratação desenvolvido em conjunto com o IFP Axens, converte o etanol em etileno, antes de o polimerizar em polietileno; e, por fim, a L’Oréal utiliza este polietileno para produzir embalagens «com a mesma qualidade e propriedades que o polietileno convencional».
«Este é um sucesso tecnológico que comprova que as emissões industriais de carbono podem ser utilizadas para produzir embalagens de plástico», sublinham as três empresas parceiras, garantindo que o objectivo passa, agora, por «continuar a trabalhar em conjunto no aumento da produção».
«O nosso objectivo é desenvolver uma nova solução de embalagem sustentável. Temos a ambição de utilizar este material sustentável nos nossos frascos de champô e condicionador até 2024 e esperamos que outras empresas se juntem a nós na utilização desta inovação revolucionária», afirma Jacques Playe, director de Embalagem e Desenvolvimento da L’Oréal.